A partir do início de 2012, o exame médico de aviador deixou de se chamar CCF (Certificado de Capacidade Física) e passou a se chamar CMA (Certificado Médico Aeronáutico)
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Os livros e materiais didáticos usados no teórico de Piloto Privado de Avião
Claro que o seu aeroclube pode pedir um ou outro livro diferente, mas a seguir estão os que eu usei. Mas de modo geral, os aeroclubes não chegam a adotar vários livros diferentes uns dos outros, os que vem a seguir são meio que um padrão do curso de PP, e podem custar entre R$30,00 e R$45,00
Aerodinâmica e teoria de voo: Jorge M. Homa (Livro)
Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa (Livro)
Navegação – Piloto Privado -Titus Roos (Apostila)
Regulamentos de Tráfego Aéreo – Plínio JR (Livro) – Opção 1
Regulamentos de Tráfego Aéreo
Ariovaldo Machado Cardoso (Apostila) – Opção 2
Meteorologia – Sonnemaker (Livro) – Opção 1
Meteorologia – Banci (Apostila) – Opção 2
Coletânea de Provas de Piloto Privado de Avião
Banci, Titus, Marcelino, Ferrian…
Vários autores juntos
(Apostila)
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Outros materiais:
Computador de Voo E6B
Pode ser preto ou azul, de papelão plastificado, plástico ou de metal,
e não se assuste com o preço, é isso mesmo, ele custa no mínimo R$ 120,00
Transferidor para Navegação Aérea
Régua para Navegação Aérea
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Observações importantes:
1 – Ao conforme os autores vão atualizando as edições,
as capas vão sendo modificadas, mas sempre mantendo o mesmo padrão:
2 – Na lista de livros acima vocês notaram que eu citei 2 livros de Regulamentos de Tráfego Aéreo e 2 livros de Meteorologia. Na verdade você só precisa comprar 1 de cada, mas coloquei esses 4 na lista para vocês verem os que eu usei nos meus estudos. Comprei os 2 livros da “Opção 1” por conta própria com 16 anos para estudar em casa, e comprei outros 2 livros da “Opção 2” pois eram estes que o aeroclube iria usar.
Na maioria dos aeroclubes, não é obrigatório você ter o livro exato de X autor, basta apenas que o livro seja sobre a matéria em questão. Tanto que na minha sala, eu e alguns amigos, tinhamos livros de autores diferentes, e isso não afetou o aprendizado vendo que os livros tem os mesmo assuntos, mas explicados de modos distintos, e os professores não se baseiam totalmente nos livros, não seguem os capítulos á risca, a maioria deles explicam tudo na lousa ou no data show/projetor.
Então fica ao seu critério escolher quais irá comprar, 1 de cada ou os 4 da lista.
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Onde comprar os materiais e livros de Piloto Privado?
Esses materiais podem ser comprados nos próprios aeroclubes ou em lojas de aviação on-line. E apesar de ser uma dica velha, eu digo: Pesquise antes de comprar! Na formação de PP cada centavo conta!
Para os que me pedem indicações de lojas on-line, a que posso recomendar é a Bianch, que é atualmente a mais confiável e tradicional das lojas virtuais de aviação. Quanto a compra on-line, não se preocupe se você não tiver cartão de crédito, a maioria dos lojas aceitam pagamento via boleto bancário, que você pode pagar em bancos e/ou lotéricas dependendo da sua cidade.
A Bianch disponibiliza descontos especiais para o público do Canal Piloto,
clique na imagem para saber como economizar na compra do seu material:
Irei explicar mais detalhadamente o que direi a seguir em um futuro video, mas não recomendo encomendar seu material por livrarias que vendem todo tipo de livro, pois na maioria das vezes esse processo demora muito e o preço acabando ficando maior.
Tenha cuidado com produtos vendidos em sites como Mercado Livre e Buscapé, pois os livros/materiais vendidos lá nem sempre são os mais atualizados, e diferente da loja online de aviação, nesses outros sites de “venda livre” na maioria das vezes você não tem garantias fiscais ou reembolso.
Há também a opção da chamada “venda direta”, na qual você entra em contato diretamente com o vendedor que é uma pessoa física, que não tem loja nem física nem on-line. Esse tipo de compra é vantajoso por um lado pois assim você se livra de várias taxas que uma loja física teria sobre o preço do produto. Mas atenção, só compre com alguém que tenha sido indicado à você por algum amigo ou pessoa de confiança, pois como diz o Seu Madruga: “Pessoas vemos, costumes não sabemos”. Se mais pra frente eu conseguir parceria com alguém que faça esse tipo de venda, indicarei aqui nessa postagem.
No final dessa postagem há a média do preço total do material didático
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Quais os exames do CCF/CMA?
(E mais alguns documentos necessários)
Cópia do Documento de Identidade e CPF ou CNH
Documento de identidade original
Carteira de Vacinação Atualizada
(Att: febre amarela e tétano)
Hemograma completo (Att: hematócrito)
Tipagem sangüínea (Att: ABO e RH)
Uréia
Creatinina
Exame de VDRL
Ácido Urico
Dosagem de colesterol (total e frações)
Glicemia (Att: jejum)
Dosagem de Triglicérides
Urina I (Att: depósitos e sedimentos)
Audiometria Tonal
Teste ergométrico (Att: com laudo)
Rx de tórax (Att: frente com laudo)
Rx seios da face (Att: com laudo)
Rx panorâmico (ODONTOlÓGICO) com laudo
E.E.G. (Eletroencefalograma com fotoestímulo e laudo)
Dosagem de PSA (para homens maiores de 40 anos)
Beta – HCG (para mulheres) + Laudo ginecológico
A Inspeção de Saúde (CCF/CMA) a ser realizada compreende avaliações:
Clínica
Psicológica
Psicotécnica
Neurológica
Cardiológica
Odontológica
Oftalmológica
Otorrinolaringológica
OBS: Não se assuste com a quantidade exames, o exame de sangue já abate vários destes da lista.
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Investimento financeiro:
Certamente os valores vão variar de localidade para localidade,
mas os custos manterão a mesma média a seguir:
Material do curso teórico de PP: ———- R$ 370
Prova da ANAC (CCT): ———————— R$ 250 (R$ 50 de cada prova)
Exame médico (CCF/CMA): —————- R$ 347
Documentação do CHT: ———————- R$ 205
Curso prático de PP: ————————– Entre 9 e 17 mil reais
Faculdade (opcional): ————————- Entre R$ 600 e R$ 1.900 por mês
Ser piloto de avião: —————————– Não tem preço haha ;DNo total, se você fizer tudo (teórico e prático) no aeroclube (PP + PC), o valor irá ficará entre 50 e 80 Mil reais. Se você fizer Faculdade + Aeroclube o valor ficará por volta de 120 Mil
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Então senhores, estudem e boa sorte nessa sua jornada para se tornar um…
huahuahuahua ;D
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Roteiro desse episódio:
(O texto está sem parágrafos pois é um roteiro em rascunho, não um texto)
*Você comprou aquele simulador de voo pra computador;
*Ou você ganhou aquele aviãozinho de brinquedo quando era criança.
Então depois de um acontecimento desses você viu que o seu destino, que a sua vocação, que o seu sonho era ser, um piloto de avião.
Pra ficar mais fácil de entender você deve saber que o curso é divido basicamente em duas partes:
*Primeiro vem a parte teórica do Piloto Privado, as provas os estudos e etc;
*E depois vem parte prática do Piloto Privado, que são as aulas de voo.
Então a primeira coisa que você tem que fazer, é procurar uma escola de aviação para você fazer o curso teórico de piloto privado. Pra se matricular nesse curso você tem que ter o ensino fundamental completo, ter no mínimo 17 anos e o mais importante: Ter dedicação.
Nesse curso que tem na maioria das vezes 4 meses de duração, você vai aprender através dos professores e dos livros, 5 disciplinas de aviação:
*Teoria de voo;
*Regulamentos de Trafego Aéreo;
*Conhecimentos Técnicos;
*Meteorologia para Aviação;
*E Navegação Aérea Visual.
Pergunta: A matéria é facil?
Então, se você for parar pra analisar, cada aula, cada conceito que o professor ensina nas aulas etc, você vai ver que a matéria é fácil sim. Mas o X da questão é o seguinte, mesmo a matéria sendo simples de entender, é muita coisa que você vai ter que decorar. É fácil de entender? É, mais é coisa fácil aos montes!
E ainda mais nesse tempo curto, pois você vai ter apenas 4 meses pra decorar tudo aquilo. Então, no curso teórico, a matéria é facil? É, mas ainda sim você vai ter que passar madrugadas estudando, não para entender a matéria, a matéria você já entendeu, mas mesmo assim você vai ter que passar madrugadas estudando pra não correr o risco de esquecer nada lá na hora da prova.
Ai tem o seguinte, alguns aeroclubes tem provas durante o decorrer do curso, já pro aluno ir vendo como ele está se saindo no aprendizado da matéria, ai uma coisa que é comum acontecer, é o aluno ir mal nas primeiras provas…
Senhores é o seguinte, durante as aulas, além do professor como fonte e conhecimento, você vai ter com você um artefato de alta tecnologia futurista chamado: Livro.
Pois o professor só vai estar com você algumas horas por dia, e o livro vai estar a sua disposisão durante o dia inteiro. Então mesmo que você até não entenda a maneira que o professor ensinar algum exercicio ou alguma matéria, você pode e deve recorrer ao livro, pois tudo que o professor tem a obrigação de ensinar também está nos livros e de uma maneira super didática e detalhada. Então, se você for mal em alguma prova, possivelmente, a culpa não é do professor.
Então, mas por quê você tem que fazer esse curso teórico? É pelo seguinte, ao final desses 4 meses você terá que fazer a temida prova da ANAC. Nessa prova você vai responder a 20 questões de cada uma das 5 matérias, ou seja, você vai responder um total de 100 questões em espaço de 3 ou 4 horas. Para você ser a provado você tem que ter um aproveitamento de 70%, ou seja, cada matéria tem 20 questões, certo? Então dessas 20, você tem que acertar no minimo 14 de cada um das 5 matérias.
Mas por quê ela é chamada de “Temida prova da ANAC”? É pelo seguinte, a maioria dos locais de provas, oferecem essa prova on-line, você faz ela no computador e etc, ai quando você clica em “Começar a prova”, as questão são sorteadas em um banco de dados no mesmo segundo e aleatoriamente. Isso também é conhecido como o “Princípio Roleta Russa”, ou seja, por sorte, você pode pegar todas as questões super fáceis, algumas até mesmo, uma respondendo a outra, ou pode acontecer exatamente o contrário… Sabe aquele capítulo que você não estudou? É, então, pode cair varias questões somente sobre aquele capítulo.
Mas como a ANAC é a nossa amiga e ela existe para nos ajudar, nem tudo está perdido se você for reprovado na prova. A prova da ANAC ou Banca da ANAC como também é conhecida, tem a chamada “Segunda Época”, que funciona da seguinte maneira: Nessa prova você tem que fazer 5 provas, certo? Então, se você for reprovado em 1 ou 2 matérias, você fica de “Segunda Época”, e assim você pode voltar lá alguns dias depois para refazer somente essas 2 ou 1 provas que você foi reprovado.
Agora se você passar em 2, e for reprovado 3 por exemplo, ai não tem jeito, você vai ter que fazer todas as 5 provas mais uma vez.
Mas então, vamos adiante, supormos que você se dedicou, estudou e conseguiu passar na prova da ANAC,
então agora como você voi aprovado, você é um feliz proprietário de um:
*CCT – Certificado de Conhecimento Teórico
Esse é um documento virtual, basicamente, é o seu nome que fica registrado no site da ANAC, mostrando
que você fez a prova e foi aprovado, de primeira ou de segunda época, e lá também é mostrado a data de validade da sua prova, que no caso do Piloto Privado é de 2 anos.
O CCT é um dos documentos que você vai precisar para prosseguir para a segunda parte: O Curso Prático
Mas antes, vamos voltar um pouco, agora que você já entendeu todo o sistema do curso teórico, está na hora de você saber as opções que você tem e algumas coisas que poderão te ajudar.
A primeira delas é: Atualmente, para você fazer a prova da ANAC, não é obrigatório fazer o curso teórico, ou seja, você pode comprar os livros, e estudar em casa, e quando se sentir preparado, ir fazer a prova
da ANAC. E sim, muitas pessoas conseguem através desse modo, eu mesmo tenho amigos que
passaram na prova sem ter feito o curso teórico, a maioria deles, porque não moravam perto de um aeroclube.
Então já que não é obrigatorio fazer o curso, também não é obrigatorio passar no curso, pois no final
do curso teorico, se você for aprovado, você recebe o diploma e etc, falando que você fez o curso no aeroclube e foi aprovado, mas no caso do Piloto Privado isso não é obrigatório, ou seja, você pode até começar o curso teórico, mas mesmo se você não chegar ao fim dele ou não for aprovado no teórico, você pode sim fazer a prova da ANAC, e obviamente, na prova da ANAC é obrigatório ser aprovado.
Mas antes de decidir estudar sozinho, se pergunte: Se não é obrigatório, porque o pessoal faz? Acreditem, o apoio de um professor, o planejamento de aula e os colegas para te ajudar, fazem uma diferença grande.
E ainda nessa área, uma dica valiosa é: Se você ainda é novo demais para começar o curso teórico ou se você ainda está decidindo quando começar, já compre os livros do curso teórico o quanto antes, antes mesmo de se matricular, assim você já vai se familiarizando com o que você vai ter que enfrentar
nas aulas.
E uma coisa importante sobre os livros é: Quando você for comprar, sempre peça a versão mais atualizada
dos livros, pois ao conforme os anos vão passando, os autores vão atualizando as edições.
E outra opção que você tem se chama: Faculdade.
Atualmente existe um curso superior, uma faculdade para pilotos, é o curso de Ciências Aéronauticas ou
o curso de Aviação Civil, que também não é obrigatório fazer, você pode se formar e trabalhar como piloto
sem ter essa faculdade. Mas o que esse curso afeta na sua vida? E novamente, se não é obrigatorio, porque o pessoal faz?
O primeiro ponto é: Esse curso equivale a sua formação teórica, ou seja, se você começar pela faculdade,
você, ao conforme for passando pelos semestres, vai estar apto a fazer a prova da ANAC, sem precisar
se matricular no curso teórico do aeroclube. Mas o momento de maior valor dessa faculdade, vai ser quando você for se candidatar a um cargo maior, como PLA – Piloto de Linha Aérea, pois nesse caso, se você já tiver essa faculdade, você terá chances muito maiores de conseguir esse cargo.
Mas ai algumas pessoas ficam nessa duvida: “Com essas opções, por onde eu começo? Pelo Aeroclube ou pela Faculdade??
Amigo, independente de qualquer fator, uma coisa muito importante na sua formação vai ser o: $$$ Capital $$$
Pra você se formar como Piloto Privado, você vai gastar entre 9 mil e 17 mil reais e pra você se formar
Piloto Comercial, você poderá gastar até 70 mil reais em um periodo de 4 anos mais ou menos.
Sabendo disso, vamos voltar para a questão, a solução é simples: Primeiro você tem que ver o seu poder financeiro; por exemplo:
Situação 1 – Você não é um milionário e vê que talvez o dinheiro acabe antes do esperado…
Nesse caso, não faça a faculdade… Ainda. Comece pelo aeroclube. Pois a faculdade particular de aviação, não é barata.
Pois imagine o seguinte, você vai e começa pela faculdade, termina a faculdade e seu dinheiro acaba, então sem o dinheiro reservado, você não vai poder fazer as suas aulas de voo. Você vai trabalhar na aviação? Vai, pois afinal, você é formado em uma faculdade de aviação, mas você vai trabalhar no solo, nos aeroportos e etc, ainda na aviação, mas não como piloto, pois você não tem suas horas de voo. Mas afinal, o que você quer, é voar não é?
Então o que o pessoal faz nesse caso? Você vai, começa pelo aeroclube, se forma como Piloto Privado inicialmente, depois você se forma como Piloto Comercial, arranja o seu primeiro cargo, e com esse salário, aí sim você começa a sua faculdade, pra em seguida ir atrás de cargos maiores.
Situação 2 – Você tem um bom emprego e etc, e a sua família te dá um apoio $$$ ajudando $$$ a sua formação.
Nesse caso você pode sim começar pela faculdade, vendo que assim você vai ter um curso teórico possivelmente mais completo e com o seu poder financeiro você não corre o risco de ficar sem dinheiro para as aulas de voo
Situação 3 – Dinheiro pra você não é problema.
Nessa situação você pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Você se matricula na faculdade e faz o teórico no aeroclube ao mesmo tempo, como no aeroclube o teorico é mais rápido, você vai e faz a prova da ANAC depois de 4 meses, e já começa as aulas de voo enquanto se forma na faculdade.
Assim você vai se formar nos dois lugares quase ao mesmo tempo, ou seja, vai acabar
a faculdade, e no aeroclube você vai se formar como Piloto Privado e Piloto Comercial quase ao memso tempo, e assim você não vai ter problemas para arranjar o seu primeiro emprego. E isso é vantajoso pois fazendo as duas ao mesmo tempo, obviamente você economiza tempo de formação do que se fizesse elas separadamente.
E esse fator, o tempo de formação, também é importante, pois obviamente se você não for fazer as duas coisas ao mesmo tempo, você tem que levar em conta que a formação no aeroclube é mais rápida, mas a faculdade é mais completa, mas também é mais cara… Então amigo, como você pode ver, no final tudo depende da sua conta bancaria :)
Então agora que você já viu como vai começar, vamos adiante, você fez a sua prova, conseguiu o seu CCT,
então agora você vai começar as aulas de voo não é ? :) … NÃO :D
Pra você começar as aulas você tem que ir atrás de mais um documento. Me responde o seguinte, o que me garante que você não vai desmaiar lá em cima durante o voo ou não vai entrar em pânico quando ver um bando de pássaros na frente do seu avião em?
Essa garantia se chama:
*CCF – Certificado de Capacidade Física;
Que é simplesmente o exame médico que afirma que você está apto a voar, e ele assim como o CCT tem validade de 2 anos para os Pilotos Privados
No caso do CCF de Piloto Privado, você tem duas opções para conseguir o seu CCF, você pode tirar ele em um:
*Hospital da Aeronáutica;
*Ou em uma Clínica Credenciada pela ANAC
Mas qual escolher? O que vai te influencia nessa decisão é um fator chamado: Plano de Saúde; pelo seguinte: No caso do Hospital da Aeronáutica, você faz todos os exames lá no propio hospital durante 2 dias, e se aprovado, você sai com o seu CCF no final do segundo dia.
Já na clínica credenciada, você faz a maioria dos exames, por sua conta, e leva os exames lá na clinica no dia do exame, em seguida eles fazão mais alguns exames lá no próprio local, e se aprovado você sairá com o CCF de lá depois de algumas horas, no mesmo dia.
Então, se você tem plano de saúde, seria melhor você fazer pela clínica, pois você faz o exames no seu plano, leva lá pra eles e em seguida você sai com o seu CCF de lá depois de algumas horas, é fácil, rápido e sem complicação.
Mas agora se você não tem um ou se o seu plano não cobre todos os exames do CCF, ai fica mais fácil você ir no Hospital da Aeronáutica ai da sua localidade, pois pagar todos os exames por sua conta sairia bem mais caro.
E tanto na clínica quanto no hospital, o preço do CCF vai ser o mesmo, então o que vai mudar ai a sua linha do destino é o seu plano de saúde.
Mas que problemas de saúde podem te reprovar no CCF? Que exames eu vou ter que fazer para consegui o CCF? Eu deixei a lista de ambos, ai na descrição do video logo abaixo.
Mas basicamente, sobre reprovação, uma frase que vale pra quase todos os problemas é: Esse problema pode ser corrigido ou tratado? Como por exemplo, problemas oftalmologicos, sendo corrigido com óculos? Se a resposta for sim, então tudo ok ;)
Então munido do ceu CCT, CCF e mais alguns documentos comuns como RG, Título de Eleitor e etc você
está apto a começar o curso prático: As aulas de voo :D
Mas com que idade você pode começar as aulas de voo?
Então existe um marco nas suas aulas de voo que é o voo solo, para fazer esse voo você tem que ter 18 anos. Mas o mínimo para começar as aulas é 17 anos, então, ainda com 17 você pode fazer o curso teórico, a prova da ANAC e começar as aulas de voo. Pra isso, basta você levar um documento reconhecido em cartório, onde os seu pais ou responsáveis te autorizam a começar as aulas com 17 anos. Então você vai poder fazer umas 15 ou 20 aulas de voo ainda com 17 anos, mas quando chegar a hora do voo solo, se você ainda não tiver 18 anos, você vai ter que ficar contando os dias no calendário.
Então amigo, ao longo dos meses você vai fazendo ai as suas aulas de voo, mas para você ser checkado como Piloto Privado você precisa ter minimo 35h ou 40h, dependendo do aeroclube.
Pergunta: Existe um prazo limite para se fazer todas as aulas de voo?
Existe e não existe; pelo seguinte, a sua prova teórica, a prova que você fez na ANAC, tem validade de 2 anos, certo? Então é altamente recomendável que você faça todas as suas aulas de voo dentro desses 2 anos, pois se a sua prova vencer, você terá que fazer ela mais um vez, e ter de fazer a prova depois de 2 anos do fim do curso teórico… Algo me diz que possivelmente você vai esquecer alguma coisa…
Outra dúvida que o pessoal tem é: Meu aeroclube tem vários aviões, qual deles devo escolher para voar? Qual é o mais fácil de pilotar?
Amigo, esqueça qual é o mais fácil. Você tem que pensar em 2 fatores na hora de escolher o seu modelo de avião: Preço e disponibilidade.
Por exemplo, supomos que o seu aeroclube tenha 1 Paulistinha, e a hora de voo dele é 200 reais por exemplo, e o aeroclube também tem 10 Cessnas, e com hora de voo dele custa 300 reais.
Nesse caso, o paulistinha é mais barato? É, mas só tem um avião, então vai ser muito mais difícil você arranjar vaga pra voar nele. Então nesse caso vá para o Cessna, ou você irá demorar muito mais tempo para completar as suas horas de voo, e talvez esse período ultrapasse aqueles 2 anos.
Então esqueça se o avião é velho ou novo, se é fácil ou difícil de pilotar, esqueça essas coisas, pense apenas nesses 2 fatores: Preço e disponibilidade.
Mas como funciona o pagamento das aulas? Cada hora de voo nos aviões de instrução de Pilotos Privado custa mais ou menos entre R$ 200 e R$ 350 dependendo do modelo de avião, esse é o preço da hora cheia, ou seja, 60 minutos, então se você voar 50 minutos, o voo vai ser mais barato, e se voar 1h10, o voo vai ser mais caro, e esse valor, você paga no final de cada voo.
Alguns aeroclubes ainda oferecem pacotes de horas, por exemplo, o avião tem a hora de voo a R$ 300, ai se você comprar um pacote de 10h e pagar lá a vista, cada hora sai por R$ 290, ai já é mais uma opção pra você economizar.
Então quanto aos voos, inicialmente, cada voo vai ter a duração de 1h mais ou menos, já pra você ir se acostumando ao ambiente do voo e etc. Ai ao conforme as aulas forem se passando os voos vão durar entre 1h e 2h, até que no final do treinamento você vai fazer as aulas de navegação, que são voos que duram por volta de 3h.
Ai uma dica importante pra você economizar é o seguinte: Não voe mais do que você precisa!
Então se o seu instrutor vai ensinar tudo que ele tem que ensinar em um voo de 1h, não queira esticar esse voo para 1h20. No final isso vai contar hora de experiência pra você? Vai, mas essa hora que você voa junto com o instrutor se chama “Hora de Duplo Comando” e a hora mais valiosa para você vai ser a “Hora em Comando”, e esse tipo de hora você só vai adquirir depois que checkar o Piloto Privado, então durante
o trienamento, não fique com a preocupação de não conseguir o mínimo de 35 ou 40 horas, pois na maioria dos casos, você acaba até passando disso, então durante as aulas de voo de Piloto Privado, voe apenas o necessário e reserve os seus voos mais longos, para depois que acabar as aulas de PP, a não ser é claro, que você tenha muito $$$”tempo”$$$ pra gastar.
Ai senhores depois que você voar essas 35 ou 40 você vai ter o seu teste final, que é o seu Voo de Check. Esse voo é basicamente igual a uma aula de voo normal, mas dessa vez você vai voar com um profissional
Checkador da ANAC, então nesse voo que normalmente dura 1h30, você vai ter que fazer tudo aquilo que você aprendeu durante todo esse tempo de aula de voo, esse voo vai ser o seu teste final do curso de Piloto Privado.
Passando no voo de check você vai finalmente conquistar o seu:
*CHT – Certificado de Habilitação Técnica;
Ai a junção desses decumentos, o CCT, o CCF e o CHT, é o que prova que agora você chegou ao fim desse seu primeiro curso e agora é um Piloto Privado de Avião oficialmente formado.
Ai você se pergunta: “Ah então agora que eu sou Piloto Privado eu já posso arranjar meu primeiro emprego de piloto, certo?… Errado :D
A licença de Piloto Privado é como se fosse a sua carteira de motorista de carro. Você pode simplesmente dirigir o seu carro com sua família e amigos. Agora se você quiser trabalhar com isso, você tem que tirar a sua segunda licença, a de Piloto Comercial, o processo é parecido com a do Piloto Privado, mas para conseguir esse segundo CHT você vai precisar de 150h de voo. E para ser Piloto de Linha Aérea você ainda vai precisar de outros cursos, de mais hora de voo e etc…
Mas amigo, eu vo te falar uma frase que eu ouvi quando estava começando e ela é realmente muito útil:
“Não queira dar um passo maior que a perna”
Claro que você tem que ter uma noção de tudo, PP, PC, PLA, mas primeiro se preocupe em se formar como Piloto Privado, e você vai ver que durante o próprio curso de PP, você vai indo tomando conhecimento de como irão ser os próximos cursos, como o de Piloto Comercial. Então por enquanto se concentre no seu objetivo primário: Piloto Privado.
Então senhores vamos fazer assim, além desse video eu vou fazer uma postagem no blog com outras informações, como a lista dos exames do CCF e etc, ai se vocês tiverem alguma duvida sobre a formação ou sobre algo que eu disse aqui, deixem a sua pergunta ai na área de comentário e eu vou responder, mas não aqui nos comentários do Youtube, e sim lá na postagem do blog, eu vou editando ela e colocando mais informações, assim o pessoal vai poder ler tudo em um lugar só.
Senhores um dia vocês vão olhar pra trás e vão perceber que agora vocês estão formados como Pilotos Privados, mas nunca se esqueça do seguinte, quando você for um Piloto Privado formado, você vai sim, ser mais experiente que alguns outros que estão começando, mas não se esqueça da onde você veio, não se esqueça que um dia, você também não sabia nada sobre aviação, então não use a sua experiência para se gabar ou algo do tipo, use essa sua experiência pra dar apoio e acima de tudo um exemplo aos novos aviadores.
Pois Pilotos Comerciais, de Linha Aérea, Pilotos Agrícolas e etc, se formam e se aposentam todos os dias, mas quem tem o maior contato com esse novos futuros aviadores, quem mostra o caminho para os novos pilotos, quem constrói o ambiente da aviação de base, é você, Piloto Privado.
Mas então senhores, caso vocês queiram usar como referencia, base ou algo do tipo, eu vou dar aqui o exemplo da minha formação de Piloto Privado:
Eu no meu caso decidi não começar pela faculdade, justamente por falta de $$$”tempo”$$$, então inicialmente, eu pensava em estudar sozinho em casa, já que não morava perto do aeroclube, então eu comprei os meus livros 1 ano antes do Curso Teórico em uma loja em SP, e fui lendo e estudando durante todo esse tempo. Mas no fim das contas eu não quis arriscar e quando eu completei 17 anos eu me matriculei no Curso Teórico de Piloto Privado, e pelo fato de eu já ter lido os livros umas 2 ou 3 vezes, eu ja não estranhei tanto a matéria, então assim eu já disse e repito: Para você ter um aproveitamento melhor do curso, compre e leia os livros antes de começar as aulas, assim você já vai se ambientar muito melhor no curso.
Então, mesmo eu tendo feito isso, eu não fui bem na primeira prova do curso, mas felizmente eu consegui me recuperar até a terceira e última prova do curso.
E como eu já disse em outros videos, a minha sala de Piloto Privado que começou com 40, 50 alunos, terminou com menos da metade dos alunos. Mas felizmente eu fui até o final e fui aprovado do Curso Teórico.
Sobre o CCF, eu fiz ele através de clínica, antes mesmo de acabar o Teórico, e felizmente eu não tive nenhum problema.
Então umas 2 semanas depois do fim do Curso Teórico, eu fiz a minha prova da ANAC em Congonhas e felizmente passei de primeira, mas sempre lembrando do fator Roleta Russa, então podemos dizer que eu tive sorte no sorteio das questões. E essa é outra dica, não deixe passar muito tempo entre o fim do Curso Teórico e a prova da ANAC, pois ao longo do tempo, mesmo sem você perceber, você vai esquecendo a matéria…
Ainda com 17 anos eu comecei meu Curso Prático, e quando chegou a hora do meu voo solo eu ainda não tinha 18 anos, então eu tive que fica 2 meses sem voar até completar 18.
E ao todo, eu fiz os meus voos em 1 ano e 7 meses mais ou menos, mais de 90% das minhas aulas eu fiz
no Piper Cherokee, cada hora de voo dele custava R$ 300, e ao final de tudo isso eu fiz o meu Voo de Check para Atibaia e felizmente fui aprovado.
Nesse 1 ano e meio de aulas eu voei em 5 Cherokees diferentes (mas obviamente do mesmo modelo), eu voei com 13 Instrutores de Voo diferentes e juntando todos os cursos, exames, voos e etc, eu gastei 14 mil reais na minha formação de Piloto Privado… (Dava pra eu ter comprado muito videogame com isso :D)
Sobre a faculdade, eu pretendo fazer sim, só não fiz até agora justamente por falta de $$$tempo$$$, mas sem duvida que ela é um ótimo diferencial na sua ficha profissional.
Amigo, uma coisa que não vai faltar durante a sua formação é gente falando que você não vai conseguir chegar até o final, algumas falam que você não tem o perfil, outras falam que o dinheiro vai acabar, outras falam que é difícil e etc
No meu caso por exemplo:
*Eu não sou de uma familia rica;
*Eu não moro perto do aeroclube, são quase 2h de viagem até chegar lá, só de passagem eu gasto 50 reais por dia…
*Eu não fui o aluno mais esperto da minha sala do Curso Teórico;
Mas ser piloto de avião era o meu objetivo desde que eu tinha 13 anos, então eu corri atrás e pesquisei o que era preciso para se formar, então com 17 anos eu comecei a minha formação…
*Eu estudei;
*Eu gastei;
*Eu me cansei;
*Eu me dediquei;
Mas depois de tudo isso eu posso dizer com todo orgulho que eu consigui dar o primeiro passo… E hoje com 18 anos eu sou oficialmente um Piloto Privado de Avião. E se eu consegui, você também consegue.
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