CMA – Qual a estatura mínima para ser piloto?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre duvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa Tarde!

Assim como qualquer apaixonado por Aviões também quero ser piloto de avião,descobri se blog_CANALPILOTO_ faz pouco tempo más já quero te dar parabéns pela qualidade do conteúdo que os Internautas podem encontrar no Blog, li sobre o CMA e fiquei assustado, gostaria de tirar minhas dúvidas e espero que você possa me ajudar!
 

 1- Tenho atualmente 17 anos, altura de 1,55 creio que eu não passe dos 1,58 até os 21 anos.O fato de eu ter essa estatura me impede de ser aprovado no CMA sim ou Não??

2- Será que o Uso de palmilhas ortopédicas ajuda nesse problema, vi um Sapato especial que deixa até 9cm mais alto, más isso faz alguma diferença já que o problema não é ficar mais alto e sim alcançar todos os comandos da aeronave, se eu passar no CMA,e na prova da ANAC, vou treinar no PIPER CHEROCK 140 será que eu me encaixo bem dentro dele?

Obrigado pela atenção,é só isso mesmo.

Leandro de souza do nascimento

17 anos

Estudante- Ensino médio 1º ano

São Paulo/SP 

Nossa resposta

Leandro,

A RBAC67 não cita os critérios para altura mínima e máxima para piloto. Porém a ICA160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), coloca como critério de estatura que o inspecionando, civil ou militar, nas Inspeções de Saúde iniciais, deverá apresentar estatura mínima de 1,60m (sexo masculino), e 1,55m (sexo feminino), exceto para ingresso no CFOAV da Academia da Força Aérea (AFA), quando os inspecionandos deverão apresentar estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m, para ambos os sexos, em virtude dos requisitos antropométricos exigidos pelo fabricante da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27 Tucano, utilizada na Instrução de Voo da AFA, e para ingresso no CPCAR, quando a altura máxima do inspecionando deverá ser de 1,87m.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Brena

    Estava muito interessada em fazer o concurso do CFOAV, mas minha altura é de 1,58… E iria me inscrever se não soubesse.. seria apenas perda de tempo.. oq é triste.. :(