Dúvida – Qual a composição do salário de um piloto em uma companhia aérea?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Essa é uma pergunta diferente das outras, muitas perguntam quanto um piloto ganha, a intenção da pergunta não é essa.

Eu gostaria de saber a composição de salário.

Exemplo:           

Vendedor tem um fixo e comissão.

Gostaria de saber isto, se ganham por hora de voo, se as companhias pagam salubridade aos pilotos, se também tem V.A / V.R, convênio médico e etc.

Desde já grato por sanar a dúvida.

Eliabe Cardoso.

Nossa resposta

Eliabe,

Fui procurar algumas pessoas que já estão trabalhando em companhias aéreas como pilotos, e a resposta que obtive foi a seguinte: 55% de salário fixo + 35% pelas horas de voo + 10% em diárias.

O único fixo, como o próprio nome diz, é o salário. As horas de voo variam de mês para mês.  As diárias são os valores que as empresas aéreas pagam aos tripulantes (pilotos e comissários) para almoçar e jantar, quando estão fora de suas bases.

O tripulante pertence à base, não à sua residência. Por exemplo: um piloto pode morar em Piracicaba, interior de São Paulo, e ter como sua base o aeroporto de São Paulo – Congonhas. Sendo assim, qualquer despesa de alimentação fora de São Paulo é por conta da empresa. Mas o transporte de Piracicaba até São Paulo, no caso deste exemplo, é por conta do tripulante.

Para você que pensa em ser piloto pelo salário, lembre-se o mundo da aviação é muito instável. Você não terá horários, finais de semana, e muito provavelmente vai trabalhar de madrugada e ficar em média 4 dias por semana longe da família. E saiba também que a curtição não é regra, já que os voos em sua maioria duram o dia todo. Quando você chega ao hotel, o que mais quer fazer é descansar, para voltar a trabalhar no dia seguinte.

Sugiro a você ler este post, onde falo um pouco mais sobre salários e rotinas de trabalho.

Porém, a vista que um piloto tem do nascer ou pôr-do-sol não tem preço. Ver o mundo lá de cima é demais. Recomendo assistir a este e este vídeo, que mostram exatamente isso.

Aposto que você vai adorar os vídeos.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes