Canal Piloto 33 – Material didático do curso de PP

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Links dos materiais citados no video:

 
Outras editoras – Piloto Privado
 
Editora Bianch – Piloto Privado:
 
Editora Bianch – Piloto Comercial
Motores a Reação – Conhecimentos Técnicos
 
Editora Bianch – Série Flight Simulator
 
Kits para Piloto Privado:
Escolha seu kit de PP clicando aqui
 
Materiais secundários:

Dicas sobre os materiais: 

Dica 1

No site dos links acima há vários outros livros que não citei no video, e outras variantes de materiais como o Computador de Voo de Metal, use a área de busca para conhecê-los, serão mais opções para você escolher o melhor para você. 

Dica 2

Você pode comprar os materiais em aeroclubes, livrarias ou lojas, mas se decidir comprar pela internet através do site da Bianch, clique aqui e economize 5% com o desconto do Canal Piloto.

Outros links que poderão lhe ajudar:

 
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Rascunho do roteiro do episódio
 
Então senhores, no episódio de hoje nós iremos falar de um fator que ainda gera muita dúvida no pessoal: O material didádico do curso de Piloto
 
Então mais uma vez vamos começar pelo começo, pelas dúvidas mais simples: Muitas pessoas me perguntam sobre os materiais secundários do curso, pois além do “Material principal”, os livros, existem ainda o computador de voo, o transferidor de navegação, a régua de navegação e a calculadora de 1 milhão de reais.

Então pergunta: Eu preciso comprar esses materiais pro teórico? Posso levar um regua e transferidos escolares comuns? Nós iremos usar isso nas aulas teóricas ou no curso prático? Podemos levar eles na prova da ANAC? E etc.

Então, você tem sim que comprar todo esse material, e você fará o uso dele já no curso teórico. Você não pode levar nem transferidor nem reguas escolares comuns pois esses de navegação aérea são as que tem as medidas que você vai usar, a régua por exemplo é graduada em milhas náuticas e terrestres.

E computador de voo por exemplo, é outro material totalmente indispensável, você não pode entrar no curso sem ele, pois é através dele que você vai fazer vários cálculos apenas fazendo a rotação dos eixos dele e usando as faces de cálculo e a face dos ventos. Se você não tiver ele você vai se dá muito mal em navegação e em alguns cálculos de altimetria. Na verdade o computador de voo serve para substituir várias equações e fórmulas para você achar os mesmo resultados, ou seja, você até pode tentar fazer o curso sem ele, mas vai ter que usar 1.500 fórmulas para cada cálculo. Então se você não é um asiático expert em matemática, compre o computador de voo assim como 99.9% do pessoal.

E sim, todo esse material secundário você poderá levar para a prova da ANAC, os materiais secundários, não vai me inventar de levar os livros achando que vai poder usar lá na prova né. E falando em prova, uma dica sobre a calculadora, você deverá e poderá usar apenas essa calculadora super caríssima de 1,99, você não poderá usar calculadoras cientificas nem calculadora do celular, então revire ai a sua casa para achar uma dessas, elas são que nem canetas bic, volta e meia você acha uma em tudo que é lugar.

Agora vamos falar sobre os livros, como todos sabem, o teórico de piloto privado é divido em 5 matérias certo, portanto você teóricamente precisaria apenas de 5 livros para estudar para a prova certo?

Entretando quando você vai comprar os seus livros, você se depara com livros de várias editoras, com vários kits e com vários preços. Então agora eu não vou afirmar qual é o melhor livro, eu vou na verdade mostrar quais aspéctos que você tem que levar em conta para assim você decidir qual é o melhor para o seu caso em espicífico.

Mas antes, é importante lembrar que no momento em que estou gravando esse video ainda não é obrigatório o estudante fazer o curso teórico de piloto privado no aeroclube, ou seja, você também pode comprar os materiais e estudar sozinho em casa. Falam que o curso de piloto privado está para virar obrigatório, mas falam isso desde os tempos do 14 Bis, mas de qualquer modo aproveite enquanto pode.

Mas independente se você vai fazer o curso teórico ou não, é altamente recomendável que você compre os livros e os materiais tempos antes do curso, pois assim você vai poder estudar durante um tempo e já vai chegar no curso teórico preparado. Eu por exemplo fiz o meu teórico com 17, mas já tinha os livros desde os 16.

Mas então, uma coisa que você tem que levar em conta, é como você vai estudar, pois se você vai estudar sozinho em casa ou como eu fiz, nesse caso é claro, você poderá escolher qualquer livro que você quiser. Já se você vai fazer o curso teórico no aeroclube, é claro que o aeroclube tem a sua lista de livros própria.

Apesar de que a grande maioria dos aeroclubes apenas sugere essa lista, não obriga você a comprar esses livros de autores especificos, pois afinal, os professores explicam tudo na lousa, com slides, projeções, datashow e etc, o livro é mais uma base de apoio, e nem sempre o professor segue a ordem dos capitulos por exemplo. No meu teórico de PC por exemplo, tinha até alunos usando livros que seus pais usaram, 20 anos atrás.

E ainda sobre isso, se você já está 100% decidido a começar o teórico em X aeroclube e em X data, então você pode ainda ligar para o aeroclube pedindo a lista de livros que esse curso irá usar, assim você não errará na compra.

Então para começar com um entendimento bacana, eu vou começar comparando dois livros de meteorologia que são bem caricatos, bem distintos um do outro e a partir dessa base você poderá saber o que você tem que levar em conta quando for comprar esses e os outros livros:

*O primeiro é o livro “Meteorologia” da editora ASA de autoria de João Baptista Sonnemaker. Esse foi o livro que eu comprei para estudar sozinho em casa com 16 anos.

*O segundo é a apostila “Meteorologia para Aviação – Teoria e testes” escrita pelo Professor Banci, que por acaso foi até meu professor no teórico. Esse foi o livro que apesar de não ser obrigatório, eu decidi comprar pois fazia parte da lista de livros quando eu me matriculei no teórico de piloto privado com 17 anos.

Então temos aqui um livro e uma apostila, sobre o livro “Meteorologia” o ponto forte dele é: Ele tem muita informação detalhada. E o ponto fraco dele é: Ele tem muita informação detalhada.

E eu explico isso dizendo o seguinte senhores, no curso teórico nós temos muitas regras, muitas abreviações, muitos cálculos para decorar, então um livro que vá direto ao assunto ao invés de tentar explicar certas coisas secundárias, vai nos ajudar em muito.

Então esse é o ponto, o livro “Meteorologia”, ele é muito mais técnico, mais detalhado e tem mais informações, o que é teóricamente bom, mas pelo menos na minha visão, isso não é tão vantajoso para um PP que tem apenas 4 meses para decorar tudo isso.

Enquanto isso a postila “Meteorologia para aviação”, é mais objetiva, mais simples e tem uns resumos excelentes no final de cada capítulo.

Então por exemplo, repetindo, é um exemplo, supomos que vamos ler a definição em ambos os livros sobre o que é um termômetro. A apostila falaria, o que é, como funciona, pra que serve e ponto final. Já o livro diria o que é, como funciona, pra que serve, porquê ele se chama termômetro, de que materiais ele é feito, que fatores externos podem influenciar ele, qual é o mais utilizado aqui no Brasil, como é o local onde ele fica fixado, quais as variantes que são usadas na aviação e por ai se vai.

Então escutando tudo isso que eu falei até agora eu pergunto pra vocês, quais dessas duas publicações vocês acham que eu leio com mais frequência? Claro, a apostila certo? Errado.

Eu leio muito mais o livro, por um simples motivo: As dimensões dessa publicação.

Então vamos falar sobre essa vertente. A apostila é muito melhor para a pessoa que estuda frequentemente tranquila numa mesa, apoiada em algum lugar e etc. Já o livro é melhor para ler durante alguma viagem ou trajeto, no qual você esteja carente de espaço ou apoio para ler uma apostila, que tem um tamanho obviamente maior.

Então eu como sou pobre miserável e não tenho carro, eu fico entre 3h e 5h por dia andando de ônibus e metrô, dependendo em qual aeródromo eu vou voar. Então durante esses trajetos de ida e volta o livro se mostra muito mais cabível para se ler.

Mas é claro senhores, não levem esse exemplo de “Ler em qualquer lugar” ao pé da letra, é claro que pra vocês conseguirem entender o assunto vocês tem de estudar todo os capítulos num lugar calmo, com tranquilidade e etc. Eu leio mais fora de casa pois eu já aprendi esse assunto, já passei na prova da ANAC e etc, porém, eu tenho de continuar mantendo esse conteúdo vivo na memória, se não aos poucos eu vou sofrendo ai com o mal de alzheimer da aviação. Além do que é sempre bom conhecer os detalhes e informações extras que o livro, que é mais detalhado, como eu disse.

E é importante citar que todos os autores seguem o mesmo cronograma, o mesmo objetivo, que é preparar os alunos para a prova da ANAC, então mesmo que alguns livros tenham mais páginas e sejam mais técnicos e outros sejam mais simples e objetivos, todos esses vão citas os mesmos assuntos e com as mesmas relevâncias.

Então a pergunta que você tem que se fazer não é qual livro é o melhor, e sim, qual publicação se adapta melhor a você. Então baseado nessa comparação que eu fiz entre os dois você já pode começar a analisar os outros livros das outras matérias. Mas pra facilitar vamos ver 1 a 1 cada livro do curso e eu vou dizendo resumidamente como é cada cada um, na minha opinião.

Aerodinâmica e teoria de voo: Jorge M. Homa – É simples, objetivo e muito prazeroso de se ler, voce consegue ler ele em apenas um dia, mas é claro, ler, você faz num dia, agora decorar tudo, ai já é outra história.

Aeronaves e Motores – Jorge M. Homa – É um pouco mais longo que o de teoria de voo mas igualmente objetivo.

Regulamentos de Tráfego Aéreo – Plínio JR – Eu comprei esse aqui para estudar em casa com 16 anos, é outro muito bacana de se ler, apesar de ser meio longo, tem uma linguagem bem simples.

Regulamentos de Tráfego Aéreo – Ariovaldo Machado Cardoso – Esse apesar de ter um linguagem também simples, tem muita informação tal qual aquele outro livro de meteorologia.

Navegação – Piloto Privado – Titus Roos – Mega didático, as vezes fica até mais fácil aprender através do livro do que através de uma explicação ao vivo.

E é claro os outros livros de meteorologia eu já falei sobre.

E para finalizar temos aqui a Coletânea de Provas de Piloto Privado de Avião feita por vários autores. Apesar de no final de cada livro existir uma série de questões e testes, é absolutamente indispensável que você tenha essa coletânea, é aqui que você vai testar todo o seu conhecimento adquirido nos livros, se você conseguir passar em todas as provas da coletânea, você já está praticamente 1 passo a frente da prova da ANAC.

Outra coisa sobre os livros, muita gente pensa que depois da prova da ANAC de Piloto Privado eles vão poder se livrar dos livros, vender, ou até jogar pro alto tal qual final de ano no ensino fundamental: Não é bem assim. Aos poucos o seu teórico vai sumindo da sua memória, então você não pode se livrar dos livros pois caso contrário não vai ter onde rever a matéria, além de que você precisa dessa base base de conhecimento para os outros cursos que vem adiante.

E falando nisso, para os que perguntam se esses materiais servem para o curso teórico de PC, todos os materiais secundários serão usados sim no curso de PC, os mesmo materiais, já quanto aos livros, apenas o de meteorologia será o mesmo, os outros 4 das outras matérias serão outros livros mais avançados, como aerodinâmica de alta velocidade e etc. Um dia eu faço um video sobre o material do curso PC, mas mais uma vez eu digo: Foco. Se preocupe com o PP primeiro.

Agora que já estamos ambientados no assunto vamos falar dos kits. Se você já foi em alguma loja real ou virtual você já se deve ter se deparado com kits prontos de material didático, com vários preços e materiais.

O preço de alguns variam de acordo com o número de materiais, alguns são apenas os livros, outros tem o computador, outros tem tudo e mais um pouco e etc, então a partir do que já você tem ou ainda não tem, você pode escolher um kit especifico.

Agora uma pergunta que me fazem toda semana é sobre a comparação de dois kits especificos, nesse caso o kit “outras editoras”, com os livros que eu já citei aqui e o kit com os livros da editora Bianch. Que por acaso eu também tenho aqui.

Então senhores, apesar de eu já ter lido os livros da Bianch e ter achado que eles tem também uma linguagem simples e objetiva, não foi com eles que eu aprendi a matéria, então eu perguntei pra alguns amigos que também compraram esse kit para o estudo inicial e perguntei o que eles acharam, e a conclusão foi que assim como outros livros que eu já citei eles são didáticos, facilitando a vida para o estudante autodidata, ou seja, mais indicados para quem vai estudar sozinho, sem professor, seja isso antes do teórico ou ainda por que essa pessoa não vá fazer o teórico.

Já se você está decidido a fazer o teórico no aeroclube, compre o kit outras editoras, pois grande partes desses livros são os livros adotados nos aeroclubes, e mesmo se um ou outro for diferente, você não precisa obrigatóriamente comprar um segundo livro sobre a mesma matéria, pelo menos em grande parte dos aeroclubes. Eu tive esse problema no início do teórico, dois livros, o de meteorologia e o de regulamentos não eram os mesmos que eu tinha, então eu peguei os nomes lá na lista de materiais e comprei eles, no final das contas não mudou muita coisa, mas eu não quis arriscar.

Agora uma dica senhores, não sejam anti éticos a ponto de procurarem esses livros para download ou ainda ter a coragem de pedir para pilotos já formados escaniarem os livros para você, que após isso certamente irá sair distribuindo por ai via download.

Uma coisa é você compartilhar material produzido sem fins lucrativos como resumos em PDF ou até materiais que sites de aeroclubes disponibilizam para download, e outra bem diferente é você “piratiar” obras como essas

Um escritor inspirado faz uma média de 2,5 a 3 páginas por dia pois os livros são técnicos e não romance, então tudo tem que ser embasado, com bibliografia etc, etc.

Fora isso existe pelo menos 3 mês para começar a montar o livro, não é só sentar e escrever.

Então um livro de 300 páginas, leva só para o autor 190 dias ou seja meio ano só para escrever.

Depois disso para diagramar, editar fazer a capa e tal são mais 3 meses.

Total de 9 meses para fazer, isso considerando que ele já tenha um grande conhecimento antes, pois para escrever ele já é piloto, professor etc.

Por livro um autor ganhar em média R$8,00 , e como são livros técnicos é difícil vender mais que 1000 por ano.

Deste modo chegamos a maravilhosa quantia de 8000 mil reais por ano, ou 666,66 por mês, um salário mínimo, lógico que ele pode fazer mais livros, mas ele tem que estar sempre atualizando tudo, mudando perguntas, etc…

Agora pense que os autores são formados, pilotos, estudaram um monte e ganham 15 vezes mais do que isso em uma companhia aérea, então qual a motivação de fazer o livro se a galera ainda vai e copia.

Faça como todo mundo e vá até uma livraria, aeroclube ou loja de aviação e compre o seu material.

Agora sobre os preços dos livros e materiais, eu não coloquei os preços aqui pois obviamente eles são alterados com o tempo, então ai na descrição do video eu deixei o link para uma postagem na qual tem os links desses materiais, então é só você checkar lá para ver o preço atual dos livros e tudo mais.

E sempre lembrando que a área dos comentários são apenas para comentários, qualquer dúvida você pode saná-la me enviando no meu e-mail ou no formspring e se você achou o video útil expresse a sua admiração.

Então é isso senhores, pilotem um livro, leiam um avião e nunca se esqueçam de ter mais agilidade

Alexandre Sales
Redes
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