O Oceano Pacífico sempre serviu como um desafio para a aviação. Isso foi até 1928, ano em que este tabu seria quebrado com o primeiro voo feito pelo Pacífico, nas mãos de Charles Kingsford Smith. Seu avião, um Fokker F.VIIb-3m, que ele batizou de “Cruzeiro do Sul”, carregava uma tripulação de três outros homens: o piloto australiano Charles Ulm e dois norte-americanos, James Warner (o operador de rádio) e Capitão Harry Lyon, navegador e engenheiro.
O Cruzeiro do Sul partiu em 31 de maio de Oakland, Califórnia, e chegou a Brisbane, Austrália, em 09 de junho. Somente duas escalas foram realizadas: uma em Honolulu, Havaí, e outra em Suva, nas Ilhas Fiji. Este último voo foi a mais longa etapa da viagem, totalizando em torno de 7.200 milhas, o que exigiu 34 horas e 30 minutos. No caminho para Suva, o Cruzeiro do Sul encontrou fortes tempestades na linha do equador, um perigo comum dos voos trans-Pacíficos. No geral, a viagem da Califórnia para a Austrália totalizou 83 horas para ser concluída.
Após o desembarque na Austrália em Eagle Farm Airport, Kingsford Smith foi recebido como um herói por uma multidão eufórica de 26.000 pessoas. Ele foi nomeado “cavaleiro da aviação”, em 1932, por suas façanhas mundialmente conhecidas.
Infelizmente, em uma tentativa de quebrar um recorde de velocidade em um voo da Inglaterra para a Austrália, desapareceu sobre o mar de Andaman, no dia 8 de novembro de 1935, a bordo de um Lockheed Altair nomeado de “Lady Southern Cross”. Os corpos dos pilotos nunca foram recuperados.
Quanto ao Cruzeiro do Sul original, antes de sua morte, Charles Kingsford Smith vendeu para o governo australiano, para que pudesse ser exibido para o público. Hoje, ele está em exposição perto do Terminal Internacional do Aeroporto de Brisbane, como um memorial permanente aos tempos pioneiros que ligavam a Austrália por via aérea para o resto do mundo. O Aeroporto Internacional de Sydney, terceiro mais movimentado do Hemisfério Sul, recebe o nome de Kingsford Smith em homenagem ao aviador.
Saiba mais:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015