CMA – Canal dentário reprova no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa Tarde

TEnho 2 canais nos dentes de tras , posso ser reprovado por isso no exame odontologico?

Pedro Morais

Nossa resposta

Pedro,

As cáries dentais profundas ou outras lesões podem causar dano ou infecção da polpa do dente. Em um tratamento do canal da raiz, ou endodontia, o dentista elimina a polpa danificada ou infectada, e a substitui por uma obturação especial, que ajuda a manter o resto da estrutura dental. Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são: dente quebrado, cárie profunda, dano ao dente como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo. O tratamento do canal da raiz dentária consistirá na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, ela é removida. O espaço resultante deverá ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento vedará o canal.

Conforme os requisitos odontológicos da RBAC67, para obtenção ou revalidação do CMA, o candidato deverá apresentar ausência de afecções periapicais constatadas visualmente ou em exames radiográficos, ausência de tratamento endodôntico em curso, e ausência de curativo dentário. No caso de fazer a inspeção de saúde com canal dentário não tratado, ou com tratamento ainda em curso, será colocado em restrição até que seja finalizado o tratamento (“vedação” do canal), e assim reavaliado. Portanto, o ideal seria que realizasse e finalizasse o tratamento de canal dentário antes de realizar a inspeção de saúde para obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.