CMA – Cirurgia no joelho pode reprovar no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

OSCAR LIMA ALFA, estou com algumas dúvidas e não consigo achar respostas!

3ª) tenho 2 pinos no joelho por conta de um acidente que sofri jogando bola. Tenho 100% de mobilidade no joelho e inclusive faço parte de um time de basquete. O fato de ter feito a cirurgia pode reprovar no CMA?

Obrigado por vocês existirem e esclarecerem nossas dúvidas

Nossa resposta

A RBAC67 e a ICA 160-6 preconizam que o candidato não poderá apresentar anomalias nos ossos, articulares, musculares, tendões ou estruturas conexas, que possam ser susceptíveis de causar alguma deficiência funcional, e que afete a segurança de voo. Entre elas, estão as sequelas funcionais. A ICA 160-6 cita como causas de incapacidade as fraturas não consolidadas, ou de consolidação viciosa e luxação recidivante, anquilose e pseudoartrose.

O fato da realização de cirurgia no joelho não será impeditivo para o CMA, desde que não tenham sequelas funcionais (limitações de movimentos, deformidades importantes, degenerações), e que também não afete a segurança de voo de alguma maneira.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.