Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá doutora , Meu nome é lucas Sylvestre tenho 18 anos e minha duvida é , eu fiz uma cirurgia na cabeça quado tinha paenas 10 mese nao me ficaram sequelas nenhumas so uma cicatriz gostaria de saber se isso me impossibilitaria de tira o cma
Desde ja agradeço
Nossa resposta
Lucas,
Seria ideal que fosse esclarecido o motivo do procedimento cirúrgico. Conforme os requisitos neurológicos da RBAC67, o candidato não poderá ter antecedente de intervenção cirúrgica cerebral, em que ficaram sequelas detectadas por exames de imagem ou clínico e que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar o exercício das atribuições correspondentes ao CMA solicitado e/ou à segurança de voo. Também terá que apresentar Eletroencefalograma sem alterações significativas, como sinais epileptiformes ou lentificações de atividade elétrica que sejam causadas por lesão estrutural significativa. Caso seu exame EEG não apresente alterações significativas, não apresente déficits neurológicos, não apresente sequelas, e a patologia motivo da cirurgia não esteja entre as causas impeditivas – ou seja, causas que possam afetar a segurança de voo – possivelmente não terá problemas à obtenção do CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015