CMA: Coarctação de Aorta corrigida impede a obtenção do CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa Noite.

Na infância fui diagnosticado com coarctação arterial acompanhada de válvula bicúspide, a coarctacao arterial foi corrigida, hoje tenho 22 anos e apresento quadro estável. Tenho um pequeno gradiente de coarctação.(Meu cardiologista diz que esta dentro dos parâmetros aceitáveis). Você conhecem algum quadro de aprovação no cma parecido com o meu ?

Desde já, agradeço.

Nossa resposta

A Coarctação de Aorta é um estreitamento que ocorre na aorta, causando então dificuldade de passagem do sangue, aumento da pressão nas artérias do cérebro e membros superiores, e diminuição da pressão nas vísceras e membros inferiores. O tratamento cirúrgico é tradicionalmente a opção terapêutica de escolha. Poderá ter como complicações: reestenose, paraplegia e formação de aneurismas que podem ocorrer no seguimento, com índices variáveis de incidência.

Conforme a RBAC67, nos requisitos cardiológicos, o candidato ao CMA não poderá ter antecedentes ou diagnóstico clínico de anomalia ou doença do coração, congênita ou adquirida, que a critério do examinador ou da ANAC possa afetar a segurança de voo. Enquadram-se aqui qualquer sopro cardíaco significativo ou doença das válvulas cardíacas, qualquer evidência de doença obstrutiva vascular, aneurisma, histórico de cirurgia para estas condições, qualquer forma de doença cardíaca congênita, exceto aquelas em que, a critério do examinador ou da ANAC, tenha havido cura cirúrgica indubitável. Na ICA 160-6, estão entre as causas de incapacidade nos exame de saúde na aeronáutica as alterações estruturais do coração e vasos de bases. Portanto, poderá ser critério de reprovação no CMA, principalmente por ser o inicial.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.