CMA – Dente do siso impactado e cáries podem reprovar no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá canal piloto, tenho algumas duvidas sobre os exames para obtenção do CMA…

* Tenho um dente siso impactado, sabem me informar se preciso extrai-lo? “Ele não me em incomoda.”

* E pequenas cáries?

Obrigado pela atenção!

Nossa resposta

O dente do siso impactado poderá causar o deslocamento de outros dentes, reabsorções de dentes vizinhos, dor e possíveis lesões císticas, além de cáries. Conforme a RBAC67, nos requisitos odontológicos, não poderá ter alterações que causem dificuldades de mastigação ou articulação da palavra. Será realizada radiografia panorâmica nos exames periciais iniciais. Dependendo da situação da impactação do dente do siso, e se as cáries forem profundas, poderá gerar restrição, sendo o candidato encaminhado para tratamento e retorno após a resolução.

No seu caso, sugiro procurar um profissional capacitado, para realizar tratamento antes do exame para a obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Eduardo Cury Russo

    Completando seu Post Alexandre, não só o ciso mas como também qualquer cárie aberta pode ser motivo de reprovação. Segundo a dentista do HASP me informou, não só a capacidade de falar ou da dificuldade de mastigação, mas a constante mudança de pressão atmosférica pode causar uma séria “dor de dente” em pleno voo e isso afeta a segurança! Espero ter ajudado!