CMA – Desvio de coluna leve atrapalha na formação para piloto?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá.

Tenho 20 anos, meu sonho é se tornar piloto mais um pequeno problema impede isso tenho um leve desvio de coluna e gostaria de saber se isso pode atrapalhar na minha formação.

Obrigado.

At.

ADAILTON LUCIO DA SILVA

Nossa resposta

Adailton,

Os desvios na coluna são alterações no crescimento da coluna, que resultam no aparecimento de curvaturas anormais, ou também em acentuações das curvas normais. Surgem na infância ou adolescência, por tratar-se de distúrbio do crescimento. Teremos:

Lordose:  aumento anormal da curva lombar, levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose).

Escoliose:  é a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não.

Cifose: é o aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.

Conforme os requisitos ósteo-articulares da RBAC67, o candidato não pode apresentar escolioses, cifoses e lordoses sintomáticas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo. Portanto, será avaliado qual o desvio apresentado, através de exame físico e radiográfico, e o grau deste desvio, sendo também importante a presença de sintomas ou não. Desta forma, caso não sejam verificadas alterações que influenciem na segurança de voo, possivelmente não terá problemas à obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.