CMA – Devo citar cirurgias corretivas?

posted in: CMA | 0

Dando início à nossa série sobre Dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Olá, venho novamente por meio deste espaço, tirar mais uma dúvida referente o CMA, quando for entregar meus exames, devo falar para o avaliador as cirurgias de correção que realizei, ou deixo fluir naturalmente sem revelar nada, tendo em vista a famosa pergunta ¨VC JÁ FEZ ALGUMA CIRURGIA E QUANTO TEMPO FAZ¨.

Lembrando que mentir não vai ajudar e pode até me reprovar atoa.

Cito algumas CIRURGIAS de correções abaixo que vou realizar:

1- Desvio séptco nasal.
2- Retirada de um nódulo de gordura superficial do abdome.
3- Estrabismo do tipo leve.

Aguardo retorno, e parabéns novamente pelo que tem feito pelos futuros pilotos.

att.

Fernando Filho.

Nossa resposta

Fernando,

Em toda consulta ou avaliação médica, é sempre muito importante relatar as cirurgias e procedimentos. Faz parte de seu histórico médico, e são informações que podem ser úteis e até de apoio caso haja alguma intercorrência.

Quanto às cirurgias questionadas: Desvio de Septo não é reprovatória, exceto em casos onde haja complicações, o que não é tão comum. Geralmente nos próprios Hospitais da Aeronáutica, caso haja necessidade de correção de desvios consideráveis, o próprio médico irá orientá-lo a procurar um Otorrinolaringologista, para que seja realizado tal procedimento.

A retirada do nódulo de gordura do abdome também não é algo reprovatório, mas já terá que haver passado um tempo da cirurgia, estar bem cicatrizado, sem pontos, e estar bem clinicamente.

Quanto ao estrabismo, será avaliado se há alterações visuais. Se for leve, já houver sido submetido a correção e não apresentar alterações visuais, não impedirá a emissão da CMA.

Att.

Dra. Tatiana Trigo
Medica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.