Dúvida – Checar PC MNTE/IFR ou MLTE/IFR, qual o mais vantajoso?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa tarde Satoshi-sama
 
minha duvida é a seguinte estou voando paulistinha em um determinado aeroclube, e fiz me pp lá, após isso eu faria o pc tambem em mono/ifr, e checa-ló tudo bonitinho, porem para eu ter a carteira com multi é presciso quantas horas após o check e se é mais vantagioso fazer multi/ifr no pc ou mono/ifr no pc e após isso fazer o multi ?

no aguardo e obrigado

Felipe Yamauchi Leite

Nossa resposta

Felipe,

O curso de MLTE (multimotor) é composto de 12,0 horas, mais 1,5 de voo de cheque. Se a escola tiver aeronave multimotor (Sêneca, Baron ou outras), você pode checar PC -MLTE/IFR.

Entre checar MNTE ou MLTE/IFR, eu prefiro hoje checar PC MNTE/IFR, e após fazer o curso do MLTE. Essa resposta depende muito do programa da escola onde você vai fazer o curso de aeronave multimotor. Hoje na EJ, por exemplo, que é a empresa aonde trabalho atualmente, as cinco primeiras horas do curso de MLTE (IFR OU VFR) são de adaptação à nova aeronave, sendo as três primeiras horas de manobras, e as duas últimas de treinamento de toque e arremetida. As 7,0 horas restantes serão de navegação IFR, se o aluno pretender checar MLTE/IFR. Fiz essa opção quando eu era aluno.

Se você optar por checar MLTE/VFR, no entanto, poderá utilizar as horas de navegação para treinar mais toque e arremetida. Somente duas horas para treinar aproximação e arremetida monomotor são muito poucas, no meu ponto de vista. No treinamento de pouso e decolagem, é onde mais pegamos o “pé e mão” do avião. Sendo assim, você poderá utilizar as horas de navegação VFR para treinar toque e arremetida, e adquirir muito mais proficiência na pilotagem do novo equipamento, sendo um piloto muito mais preparado para voar uma aeronave MLTE profissionalmente.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Matheus

    Olá. Gostaria de saber quantas horas são necessárias para checar MNTE/IFR?

  • Alex Dewulsky

    Esse requisito minimo de 1.5h de cheque ainda permanece? Procurei no Rbac 61 e não achei. Outra dúvida é se as horas do cheque podem estar contidas nas 150h totais de PC. Ou se tem que ser 150h totais, mais as do cheque.
    Obrigado! Abraço!