CMA – Distúrbio de condução pelo ramo direito reprova no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Tenho 21 anos, 1,90 de altura

Peso 85 kilos

Fui fazer o teste ergometrico e deu o seguinte resultado:

Parâmetros Eletrocardiográficos

*ECG de Repouso*
Disturbio de Condução pelo ramo direito

*Durante esforço*
Sem Modificação

*Recuperação*
Sem modificação

*Conclusão e Comentários*
Criterios Ausentes para isquemia miocardica
Sem Arritmias

Pretendo fazer o Exame no HASP de Curitiba.

Muito Obrigado

*José DECIO Molaro*

Nossa resposta

José Décio,

O nó sinusal ou sinoatrial é o marcapasso natural do coração. Nesse local, será iniciado o impulso elétrico que fluirá pelo coração, causando as contrações necessárias para que o sangue flua para todo o organismo. O ventrículo direito ejeta o sangue exclusivamente para a circulação pulmonar, para que este sangue seja enriquecido com oxigênio. O distúrbio de condução do ramo direito é a interrupção parcial no impulso elétrico neste ponto. Poderá estar ou não associado a uma patologia estrutural do coração. Quando ocorre isoladamente, geralmente não causa problemas.

Antes de realizar o exame de saúde no Hospital da Aeronáutica, sugiro que procure um Cardiologista para investigar essa alteração no teste ergométrico, a fim de verificar se há alguma patologia cardíaca como causa. Se for diagnosticada doença cardíaca perfeitamente caracterizada, será considerada como incapacidade. Caso seja algo isolado, sem repercussões hemodinâmicas, com ausência de patologia cardíaca, possivelmente não tenha problemas, e seja sugerido apenas acompanhamento.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Agente X (Alex Hayden)

    Fiz o exame para um concurso será que isso pode me atrapalhar?