CMA – Endometriose reprova no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá bom dia gostaria de saber se endometriose reprova na hora de fazer os exames médicos ? Ou se fica em pendencia e cabe recurso, ou se ja reprova logo de uma vez. Obrigada!

Nossa resposta

O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero, onde se implanta o óvulo que depois será fertilizado, e é sensível às alterações do ciclo menstrual. Quando não ocorrer a fecundação, parte do endométrio será eliminada durante a menstruação. O que sobra voltará a crescer, e o processo se repetirá a cada ciclo. A endometriose é uma inflamação provocada por células do endométrio, que deveriam ser expelidas e não foram, migrando no sentido oposto e caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, onde multiplicam-se e se repetem a cada ciclo. A forma mais grave da doença é a Endometriose Profunda, em que haverá depósito em outros órgãos. Os sintomas podem ser: dismenorréia (cólica menstrual), dispaurenia (dor nas relações sexuais), dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação, e infertilidade.O diagnóstico é feito através dos sintomas clínicos, e exames complementares como ultra-som endovaginal, ressonância magnética, marcador tumoral CA-125 e biópsia. O tratamento poderá ser feito através de medicações que suspendem a menstruação, como anticoncepcionais, e também cirúrgico. Com a menopausa, a endometriose poderá regredir espontaneamente.

A RBAC67 não cita sobre a endometriose. Na ICA 160-6, entre as causas consideradas como motivo de incapacidade nos exames de saúde na aeronáutica, estão as doenças do aparelho reprodutor feminino. No caso da endometriose, o examinador avaliará a presença de sintomas, e a possibilidade de complicações da patologia. Em casos em que o mesmo considere a necessidade de tratamento, fará o encaminhamento e restrição temporária. Caso não perceba que será motivo de afetar a segurança de voo, poderá liberar normalmente o CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.