Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Há 6 anos fraturei o meu braço em um treino de judô, e o meu braço não estica hoje em dia estica 90 %, mas não me atrapalha em nada no dia-dia, isso pode me atrapalhar com o CMA ?
Nossa resposta
Conforme os requisitos ósteo-articulares da RBAC67, o candidato não poderá apresentar qualquer anomalia de ossos, articulações, músculos, tendões ou estruturas conexas, que o examinador ou a ANAC julguem susceptíveis de causar deficiência funcional, que possa de alguma maneira afetar a segurança de voo. Entre elas, estão as sequelas funcionais de doenças adquiridas.
Na ICA 160-6, serão causa de incapacidade nos exames de saúde da aeronáutica as fraturas não consolidadas, ou de consolidações viciosas e luxações recidivantes e pseudoartroses. Será avaliado se o grau de deformidade angular poderá gerar desgastes secundários, que possam causar maior limitação funcional, e se o grau de limitação poderá afetar a segurança de voo. Portanto, caberá ao examinador avaliar a real limitação de movimento apresentada, e a decisão se a mesma poderá causar problemas que envolvam a segurança de voo. Dependendo do grau da limitação, o examinador poderá considerar impedimento ao CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015