CMA – Fratura prévia em braço e limitação leve poderá atrapalhar no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Há 6 anos fraturei o meu braço em um treino de judô, e o meu braço não estica hoje em dia estica 90 %, mas não me atrapalha em nada no dia-dia, isso pode me atrapalhar com o CMA ?

Nossa resposta

Conforme os requisitos ósteo-articulares da RBAC67, o candidato não poderá apresentar qualquer anomalia de ossos, articulações, músculos, tendões ou estruturas conexas, que o examinador ou a ANAC julguem susceptíveis de causar deficiência funcional, que possa de alguma maneira afetar a segurança de voo. Entre elas, estão as sequelas funcionais de doenças adquiridas.

Na ICA 160-6,  serão causa de incapacidade nos exames de saúde da aeronáutica as fraturas não consolidadas, ou de consolidações viciosas e luxações recidivantes e pseudoartroses. Será avaliado se o grau de deformidade angular poderá gerar desgastes secundários, que possam causar maior limitação funcional, e se o grau de limitação poderá afetar a segurança de voo. Portanto, caberá ao examinador avaliar a real limitação de movimento apresentada, e a decisão se a mesma poderá causar problemas que envolvam a segurança de voo. Dependendo do grau da limitação, o examinador poderá considerar impedimento ao CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Oto

    Boa tarde, tenho o mesmo problema e achei a resposta meio vaga. O autor da pergunta conseguiu solucionar o problema de alguma outra maneira?