CMA – Hérnia inguinal é reprovatória no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa, 

Me chamo Thiago,  e quero iniciar minha formação para piloto. Preciso fazer o CMA, mas tenho uma hérnia inguinal á direita. Isso poderá ser reprovado?

Nossa resposta

Thiago,

A hérnia inguinal é uma protusão da alça do intestino, através de um orifício formado pela parede abdominal, localizada na região da virilha. Geralmente ocorre por fraqueza da parede muscular, possivelmente por fator constitucional. Existem dois tipos:

– Direta: é formada diretamente em um ponto da parede abdominal enfraquecida, que se rompe e desta forma ocorre a penetração de um segmento do intestino na bolsa escrotal.

– Indireta: se forma pela passagem da alça intestinal para o interior da bolsa que envolve o testículo, através de um ponto mais frágil, chamado anel herniário.

Geralmente, hérnias muito pequenas ou muito grandes não complicam. O risco será maior nas de tamanho intermediário, quando o intestino sair pelo orifício e não conseguir voltar. Desta forma sofrerá encarceramento, e o sangue deixará de circular neste local, causando necrose do tecido, sendo considerada situação de emergência. O tratamento será cirúrgico.

Conforme os requisitos digestivos da RBAC67, o candidato ao CMA não poderá apresentar diagnóstico clínico de hérnias que possam dar lugar a sintomas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo. Portanto, é possível que nestes casos de possível interferência na segurança de voo, seja solicitado realização do tratamento, e posterior retorno para a obtenção do CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.