CMA – Hipotireoidismo reprova no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá,

Meu nome é Alessia e tenho 18 anos, li em um artigo que hipotireoidismo reprova no CMA. Isso é verdade? Mesmo que eu controle a doença com uso de medicamentos constante?
Gostaria muito que esclarecessem minha dúvida. Obrigado.

Nossa resposta

A glândula tireóide tem importância fundamental para que o organismo funcione de forma harmônica. O hipotireoidismo é um distúrbio que cursará com a falta de hormônio da tireóide, chamado tireoxina. É o distúrbio mais comum da tireóide, e ocorre mais comumente em mulheres. Poderá ter como sintomas: cansaço excessivo, desânimo, depressão, raciocínio lento, fala arrastada, sensação de frio excessivo, ganho de peso, pele seca, cabelos finos e quebradiços, inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos, pouca sudorese, constipação intestinal, irregularidade menstrual, infertilidade, batimento cardíaco lento, aumento do colesterol. O diagnóstico é feito através de exame de sangue, com a dosagem de TSH (hormônio produzido pela hipófise, e que estimula o funcionamento da tireóide), e a dosagem de hormônios tireoidianos( T4 e T3). No hipotireoidismo, o TSH estará aumentada e T4 baixo.

Conforme a RBAC67, nos requisitos endocrinológicos, o candidato será julgado não apto caso apresente hiper ou hipo função endócrina considerada significativa. Portanto, o hipotireoidismo pode ser considerado como causa de incapacidade em exames de saúde na aeronáutica, mas conforme a RBAC 67 diz, se for alteração significativa, que seja descompensatória a ponto de afetar a segurança de voo.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.