Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oi,
Tive tuberculose há alguns anos, fiz o tratamento com medicamentos, e hoje não sinto nada… isso reprovaria caso eu faça o CMA para 1º classe?
Nossa resposta
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, ou seja, o bacilo de Koch. Ele é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, espirros ou tosse. Para que a infecção ocorra, é necessário que chegue aos alvéolos pulmonares, ocorrendo a evolução da doença nos casos em que não se consegue bloquear o bacilo que se dividirá, romperá a célula e provocará reação inflamatória muito intensa em vários tecidos. O pulmão reagirá produzindo muco, ocorrendo desta forma a tosse produtiva. Poderá também acometer órgãos como rins, ossos, meninges,etc. O diagnóstico é feito através dos sintomas, e será confirmado pela radiografia dos pulmões e análise do escarro, broncoscopia e biópsia pulmonar. O tratamento é medicamentoso.
Conforme os requisitos pneumológicos da RBAC67, o candidato ao CMA não poderá ter diagnóstico clínico de tuberculose ou outra infecção pulmonar ativa. É importante considerar que nos casos de lesões já inativas ou cicatrizadas, sem sintomas respiratórios, como por exemplo no seu caso, poderá ser considerado apto ao CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015