CMA – Micoses e Ansiedade podem reprovar no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

micose nos dedos que parece uma veruga pode reprovar no CMA e também Ansiedade pode reprovar ?

Nossa resposta

Micose é o nome dado para as infecções causadas por fungos. Em condições favoráveis (ambientes muito úmidos e com calor excessivo), os fungos se reproduzem e podem dar origem a um processo infeccioso. Dependendo do fungo ou da região afetada, essa infecção poderá ser superficial ou profunda. As superficiais se localizam na parte externa da pele, ao redor de pelos e unhas, e se alimentam de uma proteína chamada queratina. A mais comum é a tinea pedis (“frieira”), que atinge a pele entre os dedos, geralmente nos pés. Também há a onicomicose, nas unhas dos pés, e a Pitiríase Versicolor (“pano branco”), que pode acometer qualquer parte da pele. As profundas ocorrem quando a infecção fúngica atinge a profundidade da pele ou subcutânea, e também os órgãos internos. O ideal é procurar um Dermatologista para tratamento. No caso das micoses superficiais, como no seu caso, não será considerado critério de reprovação no CMA. Apenas as micoses consideradas profundas poderão ser consideradas critérios de incapacidade conforme a ICA 160-6.

A Ansiedade é um estado emocional de apreensão, expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis. Na ansiedade normal, que ocorre em resposta a algum fator estressor externo, o organismo reage preparando-se para uma resposta imediata. Mas temos também a ansiedade patológica, quando o corpo reage de forma excessiva e desproporcional a um estímulo, ou quando aparece relacionada a estímulos que não gerariam ansiedade, e também, em situações que ocorrem na ausência de algum estímulo causador. Conforme a RBAC67, nos requisitos mentais e comportamentais, o candidato não pode sofrer de nenhum transtorno que, a critério do examinador, possa causar não aptidão repentina. Nos exames periciais será realizada avaliação psicológica. No caso dos transtornos ansiosos, a critério do examinador, poderá ser considerado critério de inaptidão, caso seja detectado que possa causar problemas repentinamente.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.