CMA – Obturações dentárias reprovam no CMA?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá Boa Noite. Vocês podem tirar uma dúvida cruel que está me matando?

Eu fui ao dentista e ele me falou que eu tinha 8 cáries pequenas, então ele tirou todas e em cada dente ele colocou uma massinha. Essa massinha reprova no CMA???

Nossa resposta

A cárie é uma doença transmissível e infecciosa, que ocorrerá pela existência de placas bacterianas nos dentes, associadas a fatores como dieta rica em açúcares e higiene bucal inadequada. Desta forma, através do contato da placa bacteriana com o açúcar, formam-se ácidos que serão responsáveis pela perda de minerais do dente. O tratamento poderá ser através de obturações, coroas dentárias ou tratamento de canal dentário. Se não tratadas, podem dar origem a um abscesso ósseo, e até causar perda dentária. Conforme os requisitos odontológicos da RBAC67, o candidato não poderá ter cáries profundas, e também curativos dentários. O tratamento que realizou para as cáries, como você informou serem pequenas, provavelmente foi a obturação. As obturações não são impeditivas ao CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Josué

    Muito obrigado por esclarecer minha dúvida.