CMA – Para a AFA, qualquer desvio de septo é incapacitante?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá.

Eu pretendo fazer o concurso para a AFA (Academia da Força Aérea), e tenho uma dúvida a respeito da inspeção de saúde:

Eu li completamente o edital ICA 160-6 e fiz vários exames de acordo com o edital, para ver se eu seria “barrado” na inspeção de saúde da AFA. Em um exame que eu fiz, foi constatado que eu tenho um pequeno desvio de septo em uma das narinas. O desvio é pequeno, mas perceptível. Eu nunca reparei que eu tinha este problema, e nunca tive dificuldade respiratória. Inclusive, eu já servi o exército e não tive problemas com isso. Mas o médico falou que, apesar de pequeno, e que não obstrui ou atrapalha a minha respiração, o médico da Aeronáutica irá perceber este problema quando eu fizer o exame na inspeção.

Minha dúvida é: Mesmo com esse pequeno desvio de septo, que não atrapalha de forma alguma a respiração, eu não serei apto na inspeção de saúde da AFA?

No anexo que mostra os problemas que incapacitam o candiado, tem este quesito: 150 – desvio do septo nasal ou outras afecções que perturbem a fisiologia respiratória. No caso, QUALQUER grau do desvio de septo é incapacitante, ou só os que perturbem a respiração?

Desde já, eu agradeço a atenção.

Nossa resposta

O septo nasal é uma parede que é constituída por osso, cartilagem e mucosa, e faz a separação de uma narina da outra. As narinas raramente são idênticas. O desvio de septo possui várias causas, como desde um distúrbio congênito, até processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos, e também por traumatismos. No exame físico específico otorrinolaringológico, conforme a ICA 160-6, também será avaliada a existência de desvios de septo e seu grau (I,II e II de COTTLE). Constam como causa de incapacidade em exames de saúde da Aeronáutica os desvios do septo nasal ou outras afecções que perturbem a fisiologia respiratória. O desvio de septo só representa problema quando a alteração impede o nariz de realizar suas funções no sistema respiratório, causando graus variados de obstrução nasal, retenção das secreções, rinossinusites crônicas, sangramentos, respiração bucal, apnéia do sono, roncos, cansaço, cefaléia, dores na face,etc. Quando necessário tratamento, o mesmo será cirúrgico (septoplastia), que será indicado quando a distorção dificulta a passagem de ar pelas vias aéreas. No caso da ICA, os desvios que são causa de incapacidade são aqueles que trazem problemas para a fisiologia respiratória, ou seja, que causem sintomatologia.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.