CMA – Perda de 70% de visão em um olho é impeditivo para CMA inicial de PPH?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, boa tarde.

Meu nome é Juan, 21 anos, cursando o ensino superior.

Dr(a), tenho pretensão e iniciar o curso de piloto de helicóptero, tanto piloto privado como comercial. Tenho miopia e astigmatismo e uso óculos desde os 6 anos, enxergando perfeitamente até então. Ocorre que, há 2 meses tive toxoplasmose no olho direito, a qual me comprometeu a visão em cerca de 70%. Gostaria de uma análise genérica da Sra para saber se mesmo enxergando parcialmente com um olho e com o outro perfeito, sereia apto a tirar as habilitações em PP e PC. Espero que a Dr(a) me de uma boa noticia.

Certo de sua atenção e breve resposta.

Atenciosamente

Juan 

Nossa resposta

Juan,

Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, que é causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados, como carnes cruas, mal passadas e vegetais. Sua transmissão também poderá ocorrer por via materno-fetal (congênita). A perda da visão poderá ser umas das consequências. Conforme os requisitos oftalmológicos da RBAC67, o candidato deve atender aos seguintes requisitos visuais:

– Deverá possuir acuidade visual para longe, com ou sem correção ótica, igual ou superior a 20/30 para cada olho separadamente, e igual ou superior a 20/20 para a visão binocular. Este requisito poderá ser atendido com o uso de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato);

– deverá ser capaz de ler, com ou sem correção por óculos ou lentes de contato, a carta N5 ou sua equivalente à distância selecionada pelo examinando na faixa de 30 a 50cm, e a carta N14 ou sua equivalente à distância de 100cm. Caso este requisito só possa ser atendido com correção (por óculos ou lentes de contato), o candidato deve portá-la e utilizá-la ao ser submetido aos exames de saúde periciais

Para o CMA de 1º classe (PC) e de 2º classe (PP), poderá ter visão monocular nos exames de saúde periciais de revalidação, ou nos exames de saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, desde que o olho bom atenda aos requisitos desta seção. Em qualquer outro caso, não pode deixar de possuir visão de profundidade normal, não podendo, portanto, ser monocular.

Se em um olho você relatou comprometimento de aproximadamente 70% da visão, ficaram 30%. Portanto, seria verificada a acuidade visual corretamente, com a melhor correção. Em caso de revalidação ou nos exames da saúde periciais iniciais pós acidente ou incidente grave, se o olho bom atendesse aos requisitos apresentados, poderia obter o CMA, mas em caso de CMA inicial, este valor referido de perda da visão poderá ser impeditivo ao CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.