CMA – Posso ser reprovado por nível elevado de triglicérides?

posted in: CMA | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, bom dia.

Vou fazer a renovação do meu CMA de 1a classe em uma clínica particular, logo, irei levar meus exames de sangue.

Tive acesso aos resultados hoje e o triglicéres deu 294 (elevado), porém, os índices de Colesterol se apresentaram dentro da normalidade.

Posso ser reprovado por conta do nível elevado de triglicéres ?

Obrigado.

Jonathan Pereira

Nossa resposta

Jonathan,

Para os candidatos ao CMA sem antecedentes de problemas cardíacos, a avaliação cardiológica será realizada baseada no exame físico, e em alguns exames complementares. Os exames de LDL e HDL colesterol, colesterol total e triglicerídeos são exigidos dos candidato acima de 35 anos, devido a serem causas de muitas doenças cardiovasculares, conjuntamente com outros fatores como tabagismo, o sedentarismo e a obesidade.

Se for verificado realmente triglicérides elevado, você poderá ser orientado a procurar um médico para realizar tratamento e acompanhamento, podendo causar restrições no CMA até adequação dos valores. No seu caso, procure um médico clínico ou cardiologista para tratamento, orientações alimentares e recomendação de atividades físicas.

Provavelmente, se estiver em idade inferior a 35 anos, e não apresentar outros fatores complicantes, você não terá problemas em fazer o CMA, mas com certeza será solicitado acompanhamento médico.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

  • Fred Mesquita

    Muito boa a explanação do caso abordado. Em minha situação particular, passei dos 40 anos e a partir dessa idade fica cada vez mais difícil não ter as taxas altas. O médico recomenda sair do sedentarismo e praticar um esporte ou academia. Isso eu indico mesmo aos mais novos.