CMA – Procedimentos cirúrgicos prévios reprovam no CMA de 1º e 2º classe?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, Dra. Tatiana Trigo

Venho por meio desse e-mail fazer algumas perguntas pessoais com relação ao exame CMA.

Eu fiz algumas cirurgias, entre elas (hérnia ingnal de ambos os lados e apêndice). Obs: Faço exercícios físicos e não sinto nenhum desconforto ou dor. E tenho uma cicatriz no pescoço mas não tenho nenhuma deficiência motora no local.

Pretendo me formar em Tecnologia da aviação e é obrigatório ser habilitado em PP Piloto privado para a conclusão do curso superior. E para ser piloto comercial e privado precisarei dos exames CMA de classe 2 e classe 1.

Quero saber se serei reprovado por conta desses fatores?

Agradeço à atenção.

Demóstenes

Nossa resposta

Demóstenes,

No caso de procedimentos cirúrgicos prévios, para obtenção do CMA, dependerá do tipo de procedimento e se gerou alguma sequela funcional, que afete a segurança de voo. No caso das cirurgias de apêndice e hérnia inguinal, com grande probabilidade, não terá problemas. No caso da herniorrafia inguinal, não terá problemas caso não tenha apresentado recidiva, que pode ocorrer em alguns casos. Segundo a RBAC67, não poderá apresentar hérnias que possam dar lugar a sintomas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam afetar a segurança de voo.

No caso da cicatriz em região cervical, se não houver limitações funcionais que afetem a segurança de voo, também não será impeditivo ao CMA. 

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.