Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá, bom dia.
Está chegando próximo a data para ir tirar o CMA de 1° classe, porém já estou lembrando das dificuldades no último exame com o otorrinolaringologista para tirar o CMA de 2° classe. Na época tive muitas dificuldades e um gasto extra em R$1000, com exames e remédios para tratar uma doença que não tinha, no caso a sinusite, que não se passava de uma leve obstrução nasal.
Gostaria de saber se um atestado de saúde pode ser aceito caso passe pela mesma dificuldade no HASP?
Att
Fernando
Nossa resposta
Fernando,
Para a obtenção do CMA de 1º classe, um dos exames realizados será o Raio X de seios da face. Este exame determinará, a critério do médico examinador do HASP, se há alterações e se as mesmas são significativas, havendo a necessidade ou não de outros exames, ou até a possível necessidade de tratamento. Portanto, não adiantará levar atestado de saúde, sem solicitação do médico examinador. O mesmo é quem avaliará o caso, dentro de seu conhecimento relacionado à especificidade de sua função, e caso necessário, fará as solicitações devidas.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015