CMA – Sífilis reprova no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Dra.

Meses atrás fui diagnosticado com SIFILIS pelo exame de VDRL, fiz o tratamento indicado pelo urologista durante um mes . Minha duvida é o seguinte. Após o tratamento indicado pelo médico, existe a possibilidade de ser reprovado no processo de exames para retirada CMA de 1ª classe?

ps: Candidatos soropositivo tem uma tratativa junto a junta medica, para sifilis é o mesmo?

Desde já

muito obrigado.

Nossa resposta

A Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma, e por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés), e queda dos cabelos. Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte. Quando há ausência de sinais e ou sintomas, é necessário fazer um teste laboratorial. Mas como o exame busca por anticorpos contra a bactéria, só pode ser feito trinta dias após o contágio. O tratamento dependerá de cada estágio.

A RBAC67 não cita sobre a Sífilis, porém a ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), no anexo J, cita a Sífilis como uma das causas de incapacidade em exames de saúde na Aeronáutica. Seria ideal que levasse relatório médico do especialista, em que comprovasse realização de tratamento adequado e que não há mais infecção. 

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.