CMA – Síndrome de Wolff-Parkinson-White é questão de reprovação ou pendência no CMA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa! Queria saber se o Síndrome de Wolff-Parkinson-White é questão de reprovação ou pendência no CMA?

Nossa resposta

A Síndrome de Wolff- Parkinson-White é uma arritmia que ocorre através de impulsos elétricos que são conduzidos por uma via acessória, desde os átrios até os ventrículos, ocasionando episódios de taquicardia. Conforme a RBAC67, nenhum candidato à obtenção ou revalidação de CMA poderá ter antecedente ou diagnóstico clínico compatíveis com alterações eletrocardiográficas de Wolff-Parkinson-White. Caso o inspecionando tenha sido submetido à ablação de feixe anômalo, poderá ser considerado apto no mínimo seis meses após o procedimento, e se no reestudo não houver mais a conexão anômala. Portanto, se o exame eletrocardiográfico acusar a Síndrome de Woll-Parkinson-White, será reprovatório, e caso posteriormente, com a ablação, não houver mais a conexão anômala, então poderá obter o CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.