Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá, Boa Noite!!!
Caros, tenho buscado muuuitas informações com relação ao CMA, tentei de varia forma buscar a respostas. Tenho uma duvida, tenho um teratoma (cisco) no ovário esquerdo benigno de mais ou menos 2cm. Gostaria de saber se vou ter algum problema com relação ao CMA?
Desde já, sou-lhe grata pela atenção.
Atenciosamente,
Verônica Ferreira
Nossa resposta
Verônica,
O teratoma é um tumor formado por células germinativas, mais comum nos ovários. Podem diferenciar-se em tecidos mais especializados, ou seja, teratoma maduro, ou permanecer mais indiferenciado constituindo os teratomas imaturos. Apresentam tecidos derivados das três camadas germinativas: ectoderma, mesoderma e endoderma. O tratamento geralmente é conservador, visto que a maioria das pacientes são jovens na fase reprodutiva. A terapêutica geralmente consiste na tumorectomia, visando a preservação do tecido ovariano. Podem apresentar algumas complicações como torção do pedículo, rotura, infecção e transformação maligna. Na maioria dos casos é assintomático, mas poderá causar dor abdominal, massa ou até aumento do volume abdominal.
A RBAC67 não cita as patologias ginecológicas, mas a ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica) coloca como causas de incapacidade em exames de saúde na aeronáutica as doenças do aparelho reprodutor feminino, sem especificações. Você tem um teratoma ainda pequeno, porém não informa se há presença de sintomas. O examinador, na inspeção de saúde, avaliará a presença destes, se o tamanho pode causar alguma limitação, e também levará em conta as chances de complicações que possam afetar a segurança de voo. Caso o mesmo verifique a possibilidade de complicações, poderá orientá-la para tratamento das mesmas, e retorno posterior para a obtenção do CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015