Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá meu nome é Anderson Carlos, Teve um caso que aconteceu Luxação no meu Ombro, Queria saber se eu fizer todo o tratamento cirúrgico, Tenho chances de ser Aprovado nos Exames? .
Obrigado
Nossa resposta
Anderson,
A luxação é o que ocorre quando há a “perda de contato articular”. A luxação do ombro ocorrerá caso uma força extrema supere os mecanismos estabilizadores (lábio, cápsula e manguito), e desloque a cabeça do úmero para fora da glenóide. Isso poderá causar lesões dos tecidos, inclusive de tendões, que é o caso de lesão mais grave. As complicações das luxações podem ser: luxações recidivantes, lesões ósseas, lesões dos tendões do manguito rotador, lesões neurológicas (nervos) e artrose. O tratamento em casos de maior risco de luxação será cirúrgico.
Conforme os requisitos ósteo-articulares, o candidato não poderá apresentar qualquer anomalia dos ossos, articulações, músculos, tendões ou estruturas conexas que, a critério do examinador ou da ANAC, possam de alguma forma causar alguma deficiência funcional que possa afetar a segurança de voo. Não poderá apresentar doença ativa dos ossos, articulações, músculos e tendões, sequelas funcionais de doenças congênitas ou adquiridas. Portanto, após tratamento cirúrgico, e tempo de recuperação esperado, se não apresentar-se sintomático, e não houver limitação funcional – ou seja, movimentos estiverem preservados e grau de força também – e a critério do examinador não for afetar a segurança de voo, poderá obter o CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015