CMA – Traço falcêmico reprova no CMA de PLA?

posted in: CMA | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia,

Ter traço falcemico ( traço de anemia falciforme ) reprova no CMA de PLA ?

Atencisoamente

Luciano Marcel Semprebom

Nossa resposta

Luciano,

O traço falcêmico caracteriza o portador assintomático, que laboratorialmente será representado pela associação das hemoglobinas A e S, ou Hb S. Portanto, o portador não apresentará alterações hematológicas, inclusindo os processos vaso-oclusivos em condições normais, como aconteceria na Anemia Falciforme.

Conforme a RBAC67, o candidato não poderá sofrer de enfermidades sanguíneas ou do sistema linfático, a menos que a condição, a critério do examinador ou da ANAC, não afete a segurança de voo, considerando-se as anemias de qualquer natureza. Portanto, com o traço falcêmico, caracteriza-se o portador como assintomático, ou seja, não é considerado doente. Possivelmente, caso não apresente outras alterações de saúde, poderá obter o CMA.

Atenciosamente,

Dra. Tatiana Trigo

Médica Aeroespacial

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.