Consórcio é aprovado para ampliação do Aeroporto Marechal Rondon

posted in: Canal Piloto Reporta | 0

Nessa segunda-feira (03), a Secretaria Extraordinária da Copa do mundo (SECOPA) divulgou a aprovação do consórcio que executará as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá (MT). A escolha foi divulgada no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira.

A SECOPA afirmou que as empresas Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia, que compõem o Consórcio Marechal Rondon, serão responsáveis por ampliar o aeroporto e aumentar a capacidade de passageiros de 2,5 milhões para 5,7 milhões ao ano. As outras empresas que participaram da licitação poderão apresentar recurso no prazo de cinco dias.

O custo das obras será de R$ 77,2 milhões, e estão previstos a reforma e ampliação do terminal de passageiros, além da instalação de mais pontes de embarque, reforma e adequação da via de serviço do aeroporto e nova sinalização horizontal do pátio das aeronaves.

O Consórcio também deverá se responsabilizar pela reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades.

Uma nova área de equipamentos de rampa será construída, além da ampliação dos sistemas de infraestrutura básica e um novo prédio administrativo para a INFRAERO, administradora atual do aeroporto.

Maurício Guimarães, secretário da SECOPA, a ordem de serviço para o início das obras deve ser dada nos próximos dias e a previsão é que a obra seja concluída no final do ano que vem:

“O prazo para finalização da reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon é dezembro de 2013. É uma obra que, além de ser estratégica para a Copa do Mundo, será um importante legado para Mato Grosso”, afirmou.

A área construída passará de 5.460 para 13.200 metros quadrados após as reformas e ampliações previstas. A capacidade também deve aumentar de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança.

Por Antonio Ribeiro
Imagem: INFRAERO

Renato Cobel
Redes