Então senhores, como citei em alguns CP Casts passados, durante meu processo de Check de PP optei por contratar um Despachante de Aviação Civil para cuidar da papelada do meu pedido de check à ANAC, devido ao fato de eu não ter conhecimento sobre os trâmites burocráticos e ainda agravado por morar longe da agência da ANAC, em um tempo no qual o processo digital ainda não havia sido implementado, qualquer negação de documento ou solicitação faria com que eu tivesse de viajar até lá pessoalmente para resolver tudo.
Desde que esse detalhe foi citado no CP, recebi algumas dezenas de e-mails ao longo dos meses perguntando por indicações de despachantes, e até então não podia contribuir vendo que nem se quer tenho mais o contato do meu antigo despachante. Porém, recentemente descobri que um de meus amigos que fez os teóricos de PP e PC comigo, hoje trabalha nessa área, paralelamente com sua profissão de Piloto Comercial voando um King Air. Pelo fato dele já estar formado e ter trabalhado no setor administrativo da empresa onde hoje pilota, ele possui toda a base necessária para prover assistência àqueles que procuram serviços de um Despachante de Aviação Civil.
Mas onde e quando um Despachante pode ser útil? Seguem alguns exemplos:
- Agendamento de Check
- Revalidação de Carteiras
- Convalidações estrangeiras
- Concessão de Licenças (PP/PC/PLA/PLAH)
- Inclusão de Habilitação (MNTE/MLTE/TIPO/IFRA/IFRH)
- Cadastros no SACI
- Preenchimento de CIV Digital
- Prévia análise de processos antes do envio
Conversando com ele vi que boa parte dos clientes que contatam o Freitas são pilotos da ativa que não tem tempo para se dedicar a esses processos, ou pessoas que assim como eu, moram longe e não querem arriscar serem barradas no processo inicial por terem preenchido algo errado. A análise citada no final da lista também é um ponto muito solicitado, principalmente no que tange as horas específicas que o aluno tem de ter para solicitar X tipo de check, pois apesar de seguirem o programa do seu aeroclube/escola, alguns sem perceber enviam solicitações sendo que ainda faltam X horas em comando, X horas IFR e etc, e cada erro desse faz seu processo ficar nesse ‘vai e volta’.
Portanto se você estava procurando um Despachante na área de São Paulo, na cartão do início deste post estão os contatos dele, além do que você ainda o pode contactá-lo pessoalmente indo até o Campo de Marte (SBMT) onde é baseada a empresa na qual ele voa.
Para encerrar deixo citada a frase mais importante do cartão: Agilidade em suas carteiras!
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022