Diário do Jet Trainer 06

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Oscar Lima Alpha leitores do Canal Piloto e seguidores do “Diário do Jet Trainer”, como dito anteriormente, o relato de hoje será curto e objetivo, já que não tivemos nada de muito diferente nesse vôo, a não ser alguns “Fails” que eu humildemente descreverei logo abaixo.

Não sequer lembro a rota do voo, só lembro que foi a “pior” sessão até então, apesar de não ter tido nada de diferente ou complicado no voo, muito pelo contrário, era o “papai e mamãe” de sempre, um voo normal com procedimento RNAV no final.

Bom, iniciamos o voo, fizemos toda a preparação do cockpit, brifamos nossa decolagem, nossa saída, preparamos a rota, decolamos, acertamos todos os procedimentos até o nivelamento, brifamos a nossa aproximação, os fixos aonde teríamos restrições, deveríamos descer, começar a sujar a aeronave (inicialmente, dar flap), ponto limitante aonde deveríamos estar completamente configurados pra pouso e etc.

Até aí estava tudo bem, eis que quando estávamos próximos do fixo aonde iriamos iniciar o procedimento RNAV, por algum motivo que eu sinceramente não lembro (ou não percebi algum erro meu), o instrutor freezou (deu “pause”) a sessão e perguntou se estava tudo bem comigo, se eu tinha dormido bem, se eu estava com algum problema ou algo do gênero, pois eu não estava ligado no voo e tava muito disperso, falando que só meu ala estava falando as coisas e “conduzindo” a sessão, mas aí estava o problema, eu não entendi direito, pois eu estava brifando tudo certinho, inclusive havia feito todo o planejamento, ponto por ponto com todas as atitudes a serem tomadas, meu ala cantava apenas as mudanças no FMA, coisa que nós combinamos de fazer religiosamente desde o primeiro voo, pra melhorar a consciência situacional da cabine e trabalhar o CRM, enfim, eu acho que o instrutor confundiu as vozes ou não viu a minha parte “produtiva” da sessão, porque ele inclusive havia saído um momento pra ir ao banheiro. Espero mesmo que tenha sido má interpretação dele, porque senão eu errei e nem percebi (pior ainda!).

Como eu já havia ficado meio “chateado” com o “esporro” surpresa (pelo menos pra mim), eu me desliguei mesmo do voo, já fiquei meio “aéreo” e tal e acabei errado coisa bestas, mas que terminaram de “ferrar” minha sessão, por duas vezes, na descida, eu mudei a altitude na janela do MCP e não apertei o V/S (Vertical Speed) para dar o comando pra aeronave descer, umas delas no inicio do procedimento ILS, estragando a aproximação e terminando de massacrar o meu ego. Acho que também errei ou esqueci alguma coisinha em uma arremetida, pra variar…

Pois é galera, nem só de rosas vivem os pilotos, é errando que se aprende. Levei como lição pra não ficar desatento e muito menos “relaxar” depois que você erra, afinal, na linha aérea você não vai poder dar mole depois que o comandante te der uma “cutucada” em voo (olha lá a mente suja hein…), o que provavelmente acontecerá com frequência no início das nossas carreiras!

Serviu também pra eu voltar a botar o pé no chão, e que apesar de me focar quando necessário, ainda sou um “neném com fraldas” na aviação e que muita pedra vai rolar até o dia que realmente vamos dominar as situações, porque vivência e experiência só se obtêm com o tempo, então a hora de aprender e corrigir nossos erros, é agora!

Então é isso galera, esse foi o voo que eu entrei PC/MLTE/IFR no simulador e saí me sentindo PP, hahahaha!

Até semana que vem, com o relato do voo de pré-check, com demonstração e simulação de várias panes, vocês vão curtir! Abraços!

Fly Safe,

Aaron Móes.

Alexandre Sales
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