Oscar Lima Alpha leitores de Canal Piloto e seguidores do “Diário do Jet Trainer”, hoje finalmente chegamos ao último relato dessa jornada, o voo de check, e a conclusão do treinamento!
Eu e meu ala, Murilo, chegamos bem cedo à EDAPA, para podermos dar uma treinada e aperfeiçoar algumas coisinhas que hora ou outras nós errávamos, como um detalhe no checklist, um callout, ou, algo relacionado ao CRM.
Bom, ficamos no mock-up e repassamos todas as etapas do voo, tanto na função de comandante (Pilot Monitoring), quanto na função de copiloto (Pilot Flying), para fixar bem e dar uma aquecida na hora do check!
Nosso instrutor/checador era o Bruno Fether (Brunão Malvadeza), ou seja, sabíamos que qualquer deslize seria resultado dos esporros cômicos do Brunão!
Entramos no simulador e começamos a brifar a missão e conversar com o Bruno e o mesmo disse que o voo de check era um voo normal e que não teria mistério algum, nem emergências e nem pegadinhas, e que por ele, se nós mantivéssemos o padrão dos outros voos, já estaríamos aprovados, o que foi uma boa notícia, já que eu estava com o pé atrás com esse voo de check, achando que seria algum bixo de sete cabeças.
Bom, iniciei meu voo na função de Comandante (Pilot Monitoring), o voo era SBGR-SBKP (Guarulhos -> Campinas), programei o FMS, brifei as cartas com meu ala, a saída, a rota e rapidamente brifei a chegada. O voo foi bem tranquilo, não cometemos nenhum erro grave, senão uma ou outra bobeada em um item do checklist, como uma luz, ou um callout atrasado. Pousamos e trocamos de função, agora era minha vez de ir de copila e meu ala, de comandante.
Com meu ala “teoricamente” aprovado, bastava eu seguir o “papai e mamãe” pra sair com certificado de conclusão nas mãos , sentimento de dever cumprido e sair com a galera pra tomar um bom cho… suco geladinho!
Porém, como nem só de flores é feita a vida de um aviador, é claro que demos uma derrapada, aliás, uma derrapada de cada, primeiro o meu ala mecheu em alguma frequência sem me avisar, quantos estávamos na final pro procedimento ILS fazendo cair um canal do auto-pilot e eu, claro, nem percebi. Obviamente ele levou um esporro cômico e nem eu, nem ele, conseguimos conter o riso… Enfim, problema resolvido, prosseguimos pro pouso e arremetemos na DA (era previsto no treinamento) e na nova aproximação, foi a minha vez de fazer cagada, tava demorando né?
Bom, nem seu sei o porquê dessa minha atitude, bom, estava lá eu no procedimento RNAV de Campinas, interceptei o LOC, apertei em APP e fiquei esperando a magia ser feita, o avião estava perfeitamente configurado pra pouso, porém, como estávamos meio afastados, voamos cerca de 2 ou 3 minutos desse jeito, com LOC e APP setados (alive) e a aeronave voando para interceptar a rampa pra pouso, que foi um tempo que já me permitiu me “desligar” de voo e pensar na morte de bezerra, no que eu ia comer de noite, que dia da semana era, coçar a barriga, esfregar o olhos e… meter o dedo no V/S!!! Imediatamente após eu apertar o V/S, eu percebi que tinha feito cagada e que iria tomar um esporro épico, dito e feito! O Brunão falou e falou, tava bom demais pra ser verdade e após ter ouvido todo aquele sermão (segurando o riso), ele desfrisou e eu continuei o voo, desacoplei tudo e levei o avião na mão até a pista e me redimi com um belo pouso, nessa altura do campeonato eu já havia pegado o jeito e com isso, concluí a missão!
Fizemos o debriefing da missão e ficamos logo de cara sabendo que estávamos aprovados. E eu não consegui entender até agora e nem me sequer me explicar o porque havia apertado o bendito V/S na final, com o avião todo configurado, começamos a rir tentando entender e o veredito final foi que eu tinha viajado totalmente mesmo, tava com a cabeça lá em Marte hahahahaha!
Então é isso pessoal, acaba aqui minha jornada no curso do Jet Trainer no Boeing 737-800, espero que tenham gostado dos relatos e que de alguma forma venha a ajudar alguém tenha algum tipo de dúvidas e a todos que futuramente vão passar pelo que eu passei, foi um prazer dividir essa experiência com todos vocês!
Caso tenham qualquer tipo de dúvida, sintam-se livres para perguntar nos comentários, e caso precisem, podem me contatar nesse e-mail: aaronmoes@hotmail.com
“Tenha humildade. Não se chateie e nem se sinta diminuído quando for chamado a atenção pelo seu comandante. O “puxão de orelhas” de hoje, pode salvar a sua vida amanhã. Um comandante é mais seu amigo quando te chama a atenção, do que quando te elogia!” – Marcelo Rates Quaranta.
Fly Safe,
Aaron Móes.
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