Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oi eu sou o Fernando e sempre quis ser piloto mais tenho algumas duvidas sobre trabalho. Quando acabar o curso para piloto comercial no caso eu já vou poder trabalha em uma empresa aérea mais ‘pilotando” qual aeronave?
Cada uma não precisa de curso especifico?
Nossa resposta
Fernando,
Caso você venha a checar PC/MLTE-IFR, você já estará habilitado a voar aeronaves multimotoras, como Seneca e Baron, além de aeronaves monotoras (Cirrus/Matrix/C-172/C-182). Já as aeronaves a reação (jatos e turboélice) são consideradas aeronaves TIPO. Para poder voá-las, é necessário um curso teórico (ground-school), e em seguida, fazer as horas de voo do treinamento prático, para que somente depois se faça o voo de cheque. Sendo aprovado, você poderá voar esse novo equipamento.
Nas companhia aéreas, o treinamento é similar. Sendo aprovado na seleção, tem-se o treinamento teórico (Ground-school), treinamento em simulador do equipamento que vai voar (ATR/AIRBUS/BOEING), e na sequência, as horas de voo em instrução, e por fim, o voo de cheque. Somente depois disso, o piloto estará apto a voar como co-piloto, não estando mais em instrução.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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