Dúvida – Posso fazer o cheque PC/ MLTE – IFR em aeronave de outro aeroclube?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Minha dúvida é a seguinte :

Fiz toda a minha formação de Piloto Comercial em uma escola de aviação. Concluí todo o treinamento necessário para o voo de Check. Horas visuais, navegação, IFR sob capota e MLTE.

Devido a um acidente ocorrido com a aeronave PA34 da escola, solicitei toda minha documentação para realizar meu voo de Check em outra instituição.

Muitas escolas alegam ser necessário realizar “horas de adaptação”. Porém, ligando pra Anac, fui informado de que não há necessidade de tais horas. Somente da realização do voo de Check, e a única exigência da Agência é de que o examinador seja um checador credenciado.

É possível eu ir para outra escola, levar toda minha documentação e realizar somente o voo de Check ?

Outra dúvida. Quando eu for enviar minha documentação para o processo da obtenção da licença de piloto comercial, devo enviar um certificado de conclusão do curso prático. Neste caso, devo especificar que o check foi realizado em outra instituição ? Caso positivo, qual seria a melhor forma para tal ?

Desde já, agradeço imensamente pela atenção de vocês e pela ajuda.

Forte abraço.

Abalem.

Nossa resposta

Abalem,

Fui me informar com a responsável pelos processo de cheque e re-cheque da EJ – base de Jundiaí, e ela me informou que você pode, sim, levar a sua documentação para fazer o cheque em outra escola. Porém, a exigência de fazer a hora de adaptação é devido ao fato dessas instituições não terem conhecimento de seu treinamento e da sua proficiência. E como eles podem atestar que você está apto ao cheque? Mesmo se o checador for da ANAC, algumas escolas têm como norma fazer uma avaliação do aluno, antes de liberá-lo para o cheque.

E segundo a RBAC-61.195 (c) são necessárias 12,0 horas de instrução de voo em avião classe multimotor, que incluam pelo menos 2 horas de voo em avião do mesmo fabricante e modelo do avião a ser usado no exame de proficiência (cheque), tudo dentro do período de 6 meses precedentes à data do exame. Ou seja, o voo de cheque deverá ser feito no mesmo modelo e fabricante da aeronave que você voou por pelo menos 2 horas.

Com relação ao certificado, você deve ir até a escola onde realizou o curso, e verificar se podem lhe entregar um certificado após a realização do cheque, onde conste no verso que o cheque foi realizado em outra escola devido a tal ocorrência.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
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