Dúvida – Como fazer a transferência de aeroclube durante o treinamento IFR?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Bom dia, fiz todo o treinamento para checar Monomotor PC IFR e agora falta apenas o vôo de liberação para solicitar cheque. Gostaria de saber se posso começar um treinamento multi em outro aeroclube e pedir o cheque de ambos no final. Preciso finalizar formalmente de alguma forma o treinamento de Mono?

Devo solicitar algum documento no aeroclube anterior e provar com as PIPs que fiz todas as missões?

Rodrigo Guandelini Vianna

Nossa resposta

Rodrigo,

Você pode, sim, fazer a transferência de aeroclube, para checar em outra instituição. Para isso, será necessário saber se o aeroclube onde você pretende checar o MLTE-IFR aceita essa situação, de você somente fazer o treinamento MLTE e checar o MLTE-IFR. Caso a instituição aceite, é só providenciar a sua transferência.

Para saber como fazer a transferência de aeroclube, fui me informar com a responsável pela secretaria técnica da EJ-Base Jundiaí, e obtive a seguinte resposta:

“Você deverá providenciar cópias de todas as fichas de voo (“PIPs”) obtidas durante o curso de PCA, tanto as visuais quanto as IFR, além de uma declaração das horas de voo do PPA e PCA, e uma carta de transferência da escola de onde você está saindo.

A exigência da declaração das horas de voo do PPA é uma solicitação da ANAC, pois para solicitar a licença de PCA com 150 horas de voo, é necessário comprovar que todas as horas do treinamento de PPA e PCA foram feitas em aeroclube/escola de aviação. Caso contrário, o cheque somente poderá ser solicitado com 200 horas de voo.”

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes