Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:
Duvida
Olá!
Sou apaixonado por aviação, curso engenharia aeronáutica e parece que finalmente poderei começar meu PP. Minha dúvida é bastante simples: quantas provas de piloto privado são aplicadas pela ANAC durante o ano? Existem datas específicas ou elas são de acordo com a data agendada pelo estudante? Caso eu seja reprovado em alguma, qual o prazo que poderei marcar nova prova? Com a possibilidade de realizar a prova sem prévia frequência em curso teórico, até junho/2014, pretendo estudar por conta própria e realizar a prova.
Desde já agradeço pela atenção,
Bruno Soares
Nossa resposta
Antigamente, na “época pré-digital”, as provas da ANAC aconteciam em temporadas como você imaginava, mas atualmente está mais prático e hoje o aluno marca de acordo com a disponibilidade, ou seja, ele escolhe uma data e o funcionário da ANAC lhe passa as datas e horários livres perto da que você escolheu. A disponibilidade em si vária com os meses e locais, em alguns lugares haverão vagas para a semana seguinte, e em outros apenas após dois meses, portanto o quanto antes você se planejar e escolher a data, melhor será.
A prova conta com 5 matérias de 20 questões (custam R$ 50 cada, R$ 250 no total) que devem ser feitas todas de uma vez em um computador no escritório de provas da ANAC, que normalmente ficam perto ou dentro de aeroportos, a de SP por exemplo fica do lado de Congonhas. Apesar de serem ministradas pelo computador, devem ser feitas obrigatoriamente lá, em um computador que possui só o mouse, e fica em uma sala com 500 câmeras de vigilância e fiscais de prova, portanto se pensou em “Google” por 1 segundo, esqueça.
Sendo aprovado você adquire o seu CCT – Certificado de Conhecimentos Teóricos, que tem validade de 2 anos e lhe habilita a voar e checar o seu PP.
Das 5 provas, você pode ser reprovado até em 2 para ficar de “2ª época” e refazer apenas essa 1 ou 2 provas na qual não passou. Se inicialmente for reprovado em 3 ou mais, terá de refazer todas as 5 provas novamente (e irá pagar tudo isso é claro). O processo e prazos de reagendamento são idênticos ao agendamento inicial, tudo baseado na disponibilidade de datas.
O primeiro passo para marcar a sua prova é ir até o site da ANAC e procurar pelo link de impressão do GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor das provas, que é um boleto comum que deve ser pago em bancos ou casas lotéricas, com o comprovante deste você poderá marcar sua prova através de e-mails escaneando os documentos necessários, ou pessoalmente em uma das agências da ANAC onde você fará a prova. Apesar da comodidade de marcar pelo computador, recomendo o fazer pessoalmente, pois assim você conhecerá o caminho até a Agência da ANAC onde fará a prova, desse modo não correrá o risco de se perder no dia da prova, chegar atrasado e ser barrado de entrar (sim, isso acontece).
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022