Duvida – Curso teórico semanal ou intensivo no fim de semana?

posted in: Duvidas | 2

Então senhores, seguindo com nossa série de duvidas dos leitores, vamos responder a de hoje:

Duvida

Olá Sales, gostaria de saber se você tem alguma opinião sobre a diferença entre fazer o teórico de PP durante a semana a noite ou apenas aos sábados.

Quem faz aos sábados recebe um curso de menor qualidade?

Aguardo ansiosamente sua resposta, obrigado.

Akina Alflen

Nossa resposta

Boa parte das escolas que oferecem cursos teóricos ministram estes de modo semanal, de segunda à sexta em aulas que variam de 2h a 4h dependendo da duração do curso, 4 à 6 meses; e também intensivos de fim de semana, que duram o dia inteiro nos sábados, e as vezes também nos domingos. Além dessas modalidades algumas poucas escolas oferecem também o “intensivo extreme” que são teóricos de apenas 3 semanas, mas que são ministrados durante o dia inteiro em todos os dias desse período.

Meu conselho quanto a isso é: se você tiver a viabilidade de agenda e também morar perto, opte pelo curso semanal, deste modo você estudará tudo com mais calma e poderá estar com a matéria mais presente no seu dia a dia.

Eu fiz o meu teórico de PP na modalidade de fim de semana, aulas das 8h às 17h todos os sábados e alguns domingos, com 1h de almoço e dois intervalos de 15 min, escolhi essa opção pelo fato de morar longe do local e assim poderia economizar no deslocamento, mas o lado negativo dessa história é que o curso deste modo é muito cansativo para o aluno (e para o professor), principalmente após o almoço dava para se ver que alguns alunos ficavam meio sonolentos, eu inclusive, mas felizmente só decaí uma vez, um dia no qual olhei para o relógio de pulso, fechei meu olhos lentamente, e quando abri haviam se passado 12 min de aula. Depois desse dia passei a pedir o dobro de café no almoço. Outro detalhe é que pelo fato das aulas só serem presentes nos fins de semanas, os seus estudos nos dias de semana terão de ser ainda mais presentes, para você não se tornar mais uma vítima do monstro do esquecimento.

Não posso confirmar quanto as outras escolas, mas na que estudei os alunos dos dias de semana ainda tinham mais uma vantagem. Cronologicamente as aulas ministradas na semana vinham primeiro do que as ministradas no fim de semana, ou seja, se o aluno semanal faltasse terça e quarta por exemplo, bastaria ele ir assistir uma aula no fim de semana e recuperaria a matéria, além de também assistir as matérias que viu durante os outros três dias. Os alunos de ambas as modalidades podiam acompanhar sem restrições as aulas das outras turmas do seu mesmo nível (enquanto houvessem cadeiras é claro), sem pagar nenhuma taxa adicional.

Estudar nos intensivos não é impossível e não acarreta em uma menor qualidade de ensino, apenas se exige uma maior dedicação e maiores doses de café, mas sempre que possível recomendo as aulas semanais pelos motivos citados.

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)