Dúvida – Qual o custo para se manter um C-172?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá,

Tudo bem? Parabéns pelo belo trabalho que faz no site Canal Piloto. Apesar de ser novo na aviação, andei pesquisando na internet e não vi nada parecido no Brasil.

Queria tirar uma dúvida sobre o custo operacional de se ter um avião no Brasil. Sei que diversos fatores podem afetar esses números mas vamos considerar o seguinte cenário.

Avião: Cessna 172

Aeroporto de Belo Horizonte (Carlos Prates)

– Custo médio de um hangar/mês

– Seguro do avião

– Taxas aeroportuárias (se puder detalhar, te agradeceria)

– Manutenção da aeronave
 

Obs: Não considerei o salário do piloto pois estou considerando que eu serei o piloto. O avião será particular, e não terá exploração Comercial.

Abraços,

Leandro Costa

Nossa resposta

Leandro,

Para responder à sua pergunta, entrei em contato com gerente da EJ na Base de Itápolis, e ele respondeu o seguinte:

“O custo de uma hora de voo do C-172, levando em consideração o combustível e a manutenção da aeronave, gira por volta de R$ 200,00 a R$ 250,00. Esse valor pode aumentar de acordo com o local onde será efetuada a manutenção. O combustível constitui uma grande variável com relação ao valor total: nos estados de São Paulo e Paraná, por exemplo, ele possui um valor mais baixo se comparado com o Norte e Nordeste do Brasil, onde esse valor chega até a dobrar.

Sobre o seguro da aeronave, há diferença de valor de acordo com o tipo do seguro, se for para duas ou quatro pessoas.

A questão da hangaragem tem relação direta com o aeroporto onde for feita a locação do espaço. Ou seja, para hangares em aeroportos mais movimentados, o valor é maior. Já em aeroportos com baixo movimento, o valor é menor. Esse valor pode variar de um salário mínimo até R$ 3.000,00.

Abraços,

Anderson”

Quanto às tarifas aeroportuárias, estão envolvidas diversas variáveis, como tipo do aeródromo e sua categoria. Além disso, há taxa de pouso, decolagem e fraseologia.

Para maiores esclarecimentos, recomendo a leitura do material abaixo:

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
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