Duvida – Detalhes da faculdade de Ciências Aeronáuticas para quem não quer ser piloto

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:

Duvida

Senhores,

Tenho 40 anos e sou Piloto Privado brevetado; porém há mais de 15 anos estou distante da Aviação com meu Brevet e Exame de Saúde vencidos desde então.

Apesar de ter tirado o Brevet, não gosto de altura e não gostaria de ser Piloto, embora seja um apaixonado pela Aviação, sua história e seu meio.

Gostaria de saber se, com o curso de Ciências Aeronáuticas, eu poderia trabalhar em outros ramos da Aviação.

Para eu concluir o Curso de Ciências Aeronáuticas eu teria necessariamente de renovar meu PP ou tirar o PC?

Leio muito os relatórios do CENIPA e tenho muito interesse e curiosidade no processo investigativo e nas prevenções para evitar futuros acidentes. O Curso de Ciências Aeronáuticas habilitaria-me a exercer o trabalho de perito ou habilitaria-me a fazer uma especialização para tal formação?

Em que áreas da Aviação, eu poderia exercer atividades com o curso de Ciências Aeronáuticas?

Apesar do curso ser bacharelado, eu poderia lecionar?

O que seria necessário para lecionar disciplinas referentes as Ciências Aeronáuticas?

Espero não ter sido excessivo com tantos questionamentos.

Aproveito para agradecer-lhe.

Atenciosamente;

Odilon.

Nossa resposta

Odilon, não há um padrão que todas as faculdades de Ciências Aeronáuticas seguem, portanto o que vou responder será baseado no meu conhecimento geral das várias faculdades nas quais tenho amigos cursando:

– A maioria das faculdades exige o PP checado (MNTE VFR) mais o PC teórico (CCT) para emitir o certificado, algumas poucas não exigem nenhum desses, e outras até o PC-IFR checado.

– Cada vez menos faculdades ministram ou certificam o Curso/Agente/Oficial de Segurança de Voo (CSV/ASV/OSV), não estou certo do motivo, mas algumas das que tinham isso incluído no curso estão excluindo essa “matéria”.

– Sobre poder lecionar, e em quais matérias, isso realmente varia muito com a grade de cada curso, mas irei complementar isso a seguir.

Apesar das suas duvidas e minhas respostas, creio que você está pesquisando o curso errado. O de Ciências Aeronáuticas é focado na formação do piloto e portanto boa parte de suas vantagens são para quem realmente trabalhará pilotando, se você não pretende seguir isso como citou no começo, recomendo você pesquisar sobre a Faculdade de Aviação Civil, esse curso sim tem um leque muito mais aberto e lhe permitirá trabalhar em outras aérea em solo, inclusive lecionando em cursos teóricos de PP e PC.

Recomendo você pesquisar as faculdades que oferecem esse curso e escrever/ligar para elas perguntando os detalhes e grade curricular, pois novamente cito que elas não seguem um molde e portanto irão exigir e certificar em diferentes padrões.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes