Dúvida – Devido à instabilidade do mercado, devo ter outra opção de trabalho?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Gustavo – 15 anos – Brasília/DF – Estudante

Olá,
Estava vendo o vídeo 78, e quando foi dito sobre a instabilidade do mercado, surgiu uma dúvida. Sei que é quase impossível prever o mercado daqui a uns 5 anos, quando eu estiver lá, mas queria saber como ele está, de fato, hoje em dia para os pilotos recém formados.

Outra dúvida é a seguinte: Entrei esse ano para o ensino médio e percebi que agora tudo é voltado para ENEM, PAS, vestibular e faculdades; e minha família quer que eu faça um bom curso para o caso de eu não poder seguir na aviação já ter outra profissão em mente. Então, na opinião de vocês, qual a importância que eu deveria dar ao ensino médio e aos vestibulares?

Nossa resposta

Gustavo,

Trabalho como instrutor de voo na EJ – base de Jundiaí há dois anos, e há três anos como INVA teórico. Antes de começar a trabalhar na EJ, trabalhava no salão de cabeleireiros da minha família. Quando comecei a trabalhar na EJ, o mercado estava começando a entrar em um momento de baixa, e nunca pensei em voltar a trabalhar no salão. Até porque, naquele antigo emprego, eu não era um profissional feliz.

Hoje vejo o mundo assim, com muitos profissionais que odeiam o emprego. E caso alguma doença venham me impedir de voar novamente, minha alternativa será dar aula teórica e simulador de voo. Mas voltar para a vida que eu tinha antes, isso não.

O mercado da aviação é e sempre será instável, com empresas abrindo e fechando, mas as oportunidades sempre vão existir para os bons profissionais, competentes e dedicados. Atualmente, a AZUL está contratando pilotos recém formados, com uma experiência de 150 horas de voo, com as carteiras de PC-MLTE/IFR e com inglês avançado, e não pede o ICAO 4.

Sobre a dedicação aos estudos, digo que a carreira de piloto cobra uma dedicação constante. Ao ingressar em uma companhia aérea, existe o treinamento teórico, treinamento em simulador, e após, treinamento em rota. E anualmente, o piloto passa por um novo treinamento de simulador, para avaliar a sua proficiência. Caso venha a mudar de equipamento, começa tudo de novo. Os estudos para ser piloto de avião não acabam. Quando checar o piloto comercial, muito pelo contrário: quando maior o tamanho do avião, maior dedicação será necessária aos estudos.

Por isso digo que essa é uma carreira em que é necessário amor, dedicação aos estudos, e não ficar olhando para o dinheiro. Para ser piloto, é preciso de um grande investimento, e a remuneração não é tão grande assim.

Para completar a minha resposta, sugiro que leia este post.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)