Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a duvida de hoje:
Duvida
Oscar Lima Alfa,
Nossa resposta
João Victor, o conselho do seu pai é válido sim, mas indiretamente. Uma faculdade relacionada a aviação, mas em outra área dela, será sim importante, mas não para complementar sua ficha profissional como piloto, e sim para servir como Plano B se um dia você tiver que abandonar a carreira de aviador por algum problema de saúde originário de um acidente por exemplo.
Desde modo, levando em conta as suas opções, não recomendo você fazer a de Ciências Aeronáuticas no momento, pois das que citou ela é a que menos lhe dará opções de Plano de B. A de Engenharia Mecânica/Aeroespacial aparentou ser a mais vantajosa e próxima de você, eu colocaria essa no topo da lista.
Além destas que citou, tenho amigos que fazem:
- Engenha Aeronáutica
- Aviação Civil
- Letras – Inglês/Espanhol
Todas estas relacionadas a aviação e que podem render alternativas de trabalho nessas áreas caso seja necessário.
A faculdade de Ciências Aeronáuticas é sim muito útil e um grande complemento para quem trabalha como piloto, mas se de fato for em frente recomendo você fazê-la como complemento, quando já tiver concluído umas das faculdades já citadas anteriormente. Nem sempre será fácil conciliar seu trabalho com a faculdade, mas conheço pessoas que conseguiram, e outras que largaram seus empregos como piloto para cursá-la e depois tentar ingressar em um cargo maior.
Saiba mais:
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022