Dúvida – Horas de simulador abatem horas de voo?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alpha!!!

Eu sou Raphael Oliveira,sou estudante,tenho 16 anos e moro no Rio de Janeiro,RJ.O motivo do envio do email é um dúvida que tenho sobre Simuladores AATD. Eu sei que é um instrumento para treinamento IFR,mas,ele ou outro tipo de simulador pode ser usado para adquirir  horas de voo e mais tarde na hora do voo solo ou check voarmos aeronaves de verdade?E se sim,sairia mais barato?

Agradeço desde já pela atenção e bons voos!!

Rafael Oliveira

Nossa resposta

Rafael,

Segundo a RBAC 61 – item 61.81 – Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto privado, são exigidos os seguintes mínimos de horas:

(1) categoria avião:

(i) um total de 40 (quarenta) horas de instrução e voo solo, ou 35 (trinta e cinco) horas de instrução e voo solo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto privado de avião aprovado pela ANAC.

As horas totais devem incluir, pelo menos:

(D) a instrução de voo recebida em um dispositivo de treinamento para simulação de voo, qualificado e aprovado pela ANAC, é aceitável até um máximo de 5 (cinco) horas;

Para fins do PPA, algumas escolas permitem que o aluno conclua o curso com 35 horas de voo, e mais cinco horas de simulador. No entanto, outras escolas exigem que o aluno voe as 40 horas exigidas. A questão de aceitar ou não as horas de voo no treinamento prático de PPA depende de escola para escola.

Em minha opinião, como instrutor de simulador com mais de 700 horas de experiência, um simulador AATD não transmite a mesma sensibilidade que um avião, na atitude de pouso, decolagem, sensibilidade do pedal e outras coisas. Para instrução básica de IFR, o simulador é uma excelente ferramenta, já que o foco é no voo por instrumentos. Já para a instrução do PPA, no meu ponto de vista, é fundamental voar um avião de verdade, e não fazer as horas em simulador.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes