Duvida – O que será cobrado na prova do Ground School?

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Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

OSCAR LIMA ALFA Sales!!!

Eu sou Carlos Eduardo Medeiros, tenho 38 anos.

Em primeiro lugar muito obrigado por vocês existirem, se não fosse pelo Canal Piloto eu NUNCA teria dado início à realização do meu sonho. Eu sou pernambucano mas moro no interior da paraíba e, como vocês sabem nós estamos órfãos de aeroclube. Através do Canal Piloto eu fui buscando as informações necessárias, inclusive onde e o que comprar para estudar para a banca de PP, fui no site da Bianch, comprei o kit, comecei a estudar e em dezembro de 2012 fiz a banca na ANAC Recife, fui aprovado (graças a Deus e a SÃO SALES), fiz o CMA em uma clinica em Recife em junho de 2013 e também fui aprovado.

No momento fiz o download do manual do Aero Boero no Canal Piloto para fazer o ground school em Recife ainda este mês, por isso eu gostaria que, se possível, vocês me enviassem ou postassem no Canal Piloto um exemplo de prova de ground school do AB-115.

Agradeço muito o que vocês tem feito por todos nós que amamos a aviação.

Obrigado Sales.

Carlos Eduardo Medeiros. 

Nossa resposta

Está ai um e-mail que me faz ganhar o dia hehe.

Mas primeiro, explicando aos que ainda não sabem, antes de você iniciar as aulas de voo é necessário que faça um curso de algumas horas no próprio aeroclube para conhecer a aeronave na qual irá voar, estudar o manual, e em um dia marcado comparecer ao aeroclube para fazer uma prova teórica de normalmente 20 questões, não ligada com a ANAC, apenas por regulamento interno.

Quanto a resposta, infelizmente não temos conosco modelos de provas de ground school, mas posso lhe dizer o que certamente será cobrado nela, vendo que isso raramente muda independente dos aeroclubes e aeronaves de treinamento básico.

Que lhe será cobrando “dados técnicos” sobre a aeronave isso já é óbvio, mas a principal dica é que a prova será baseada em todas as informações específicas sobre a aeronave, excluindo as informações que você já viu no curso teórico, ou seja, lá não será perguntando se o Boero é cantilever ou semi-cantilever, monocoque ou semi-monocoque, mas sim informações técnicas específicas, tais como:

  • Velocidades – VR, stall, máxima, cruzeiro e aproximação
  • Combustível – Consumo horário, capacidade dos tanques e autonomia
  • Motor – Modelo, HP, nível recomendável de óleo e capacidade do reservatório
  • Trem de pouso – Modelo de amortecedores e pressão interna da câmara de ar
  • Peso e balanceamento – Peso máximo de decolagem e limitadores de manobras
  • Voo – Configurações de flap/velocidades/RPM

E todas as outras informações que necessariamente mudam de aeronave para aeronave, ou seja, o foco desse teste não é comprovar os seus conhecimentos aprendidos no curso teórico, e sim provar que você conhece a aeronave que irá pilotar.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não ache a resposta nas perguntas já respondidas.

Alexandre Sales
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