Duvida – Piloto de avião pode usar óculos?

posted in: Duvidas | 11

Então senhores, seguindo com nossa série de duvidas dos leitores, vamos responder a de hoje:

Duvida

Olá CMTE Sales, gostaria de saber quais são as exigências para a visão de um piloto comercial (óculos), pois estou perto do inicio da formação e meu ingresso continua uma incógnita

Mateus Lins Klein Gouvêa

Nossa resposta

Quem acompanha o Canal Piloto há algum tempo sabe que já respondi essa questão várias vezes, de vários modos em várias mídias, em video, podcast, textos e etc, mas como essa duvida mesmo que simples ainda se torna presente em repetidas vezes na minha caixa de e-mail, estou fazendo essa postagem com o título curto e objetivo para dizer novamente de novo mais uma vez que SIM, PILOTOS PODEM USAR ÓCULOS – Já adiantando que tudo que citarei também vale para pilotos de helicóptero, vamos explicar como o processo funciona:

O fator determinante para saber se você vai poder pilotar por causa de sua visão ou não, é unica e exclusivamente o exame oftalmológico que você fará para tirar seu CMA – Certificado Médico Aeronáutico (que antigamente se chamava CCF – Certificado de Capacidade Física), e o que é feito nesse temido exame?

1 – O médico irá lhe colocar a cerca de 5m de uma parede onde serão projetadas letras de diferentes tamanhos, você terá de falar todas as linhas que ele indicar

2 – Em seguida você terá que identificar números dentro de figuras coloridas, o sucesso nesse teste provará que você não é daltônico.

E é apenas isso, pois você está apenas fazendo um exame oftalmológico para piloto, e não para astronauta em missão à Vênus. Essa confusão quanto a reprovação por causa de óculos vem da aviação militar (Força Aérea) onde realmente não são aprovados pilotos com deficiências oftalmológicas, mas na aviação civil a história felizmente é outra.

Se você usa óculos, você poderá e deverá fazer o teste com os óculos, independente do seu grau, não existe grau mínimo ou máximo para ser aprovado, a única coisa que importará é você conseguir descrever as letras projetadas e identificar os números coloridos, e ao ser aprovado, no seu CMA será inserida a observação “Usar lentes”, que á apenas uma observação, nenhuma empresa irá lhe barrar por causa disso. Caso você use lentes de contato, recomendo fortemente que leve as lentes rígidas (óculos) também, pois muitos médicos não aceitam fazer o exame sem isso.

E se eu não conseguir enxergar as letras no primeiro teste?“, “E se eu não conseguir identificar os números nas cores?“, “E se eu for reprovado, vou poder fazer novamente?” – Essas e muitas outras perguntas estarão explicadas nos links que passarei a seguir, confira todos, na ordem, e 99,9% das suas dúvidas sobre o assunto serão solucionadas:

E para complementar, se você é novo no Canal Piloto, saiba que eu já passei por tudo isso, e também uso óculos:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Gabriel

    Só para adicionar, tenho 7 graus de miopia, e passei no CMA tranquilamente.

  • Fábio

    Sales, que instrumento é esse ao lado esquerdo do tacômetro, GPS?

    • Isso, mas não cheguei a ligá-lo durante o voo.

  • Raul Marinho

    Permita-me complementar com um aspecto, que é a dificuldade de visão para perto, especialmente depois dos 40 anos (presbiopia). Essa dificuldade, quando chega, é difícil de perceber – e, no meu caso, foi no exame para PC no CEMAL que o problema foi identificado. Eu não fui reprovado, mas recebi uma anotação para levar óculos para perto na revalidação do CCF (era a época do RBHA-67). Muito bem: fui no oftalmologista, confirmei o problema, e na revalidação realmente me foi solicitado que usasse os óculos de leitura. Ótimo! Só que, depois disso, veio o RBAC-67, e com ele a proibição da troca de óculos durante o exame: hoje em dia, todo o exame só pode ser feito com um único óculos. Então, para quem tem presbiopia, é necessário agora que se tenha óculos bi/multi-focal, pois não se pode mais usar óculos diferentes para os exames para longe e para perto, como era antes. E a adaptação às lentes bi/multi-focais nem sempre é tranquila, tem gente que leva meses para ficar proficiente; logo, este é um problema que não pode ficar para última hora!

  • Letícia De Agostino

    fiz o meu exame com lentes de contato mesmo, perguntei se precisa tirar e colocar os óculos, mas o médico disse que não precisava. tenho 3,5 de miopia e passei numa boa tanto pra comissária, qto pra PPA.

    • Jeferson Fabricio

      No exame para PP o candidato pode ser mono ocular ?

  • Rafael Pedrosa

    Nossa, fiquei MUITO mais aliviado depois que li esse post, pensei que meu sonho tinha acabado por causa da minha miopia. Agora só continua lutando pelo meu pedacinho no céu. Valeu Sales.

  • Pretendo fazer os exames futuramente (quando for ingressar no curso de PP), mas estou apreensivo, já que uso cerca de 13º (míope) =/

  • Guilherme Neves

    Fiquei muito aliviado depois que li esse post, muito obrigado mesmo por tirar essa dúvida de todos nós! Eu uso óculos com 5 graus e meio, tenho miopia e pretendo sim com certeza fazer o curso de PP, com fé em Deus eu irei passar!

  • Enzo de Pauli

    Pra aviação militar (Força Aérea) não são aceitos candidatos com problemas de visão, mesmo que corrigíveis completamente por cirurgia?

  • Katrine Pereira

    Boa tarde! Estou um pouco preocupada em relação a um concurso da Marinha de teste de Acuidade visual.O limite permitido é 20/400 S/C em AO corrigido para 20/20.O que isso significa?Tenho mais de 2 graus de miopia.Sei que a página não é sobre isso ,mas gostaria de alguma explicação se alguém souber.
    Grata….