Então senhores, seguindo com nossa série de duvidas dos leitores, vamos responder a de hoje:
Duvida
Oscar Lima Alfa Sales, ótimo trabalho o seu, já assisti todos os seus vídeos ^^
Meu nome é Willian Moura sou soldado do EB e estou fazendo o curso de PP, a dúvida que eu tenho é:
* Se quando estiver voando as horas de PP posso levar amigos para “rachar” o dinheiro da hora, ou só posso fazer isso quando estiver voando o PC?
* É ilegal rachar o dinheiro da hora?
Obrigado.
Nossa resposta
No RBAC 61 há a citação “Quando realizado em aeronave, o voo de instrução deve ter como única finalidade a instrução, não sendo permitido o transporte de passageiros e/ou cargas ou outros serviços aéreos durante o voo.” – Essa regra aparece nos itens que dizem respeito à Instrução do “Aluno Piloto” (PP), Habilitação de Classe e Instrutor de Voo, ou seja, nas instruções básicas/primárias das categorias citadas.
Falando sobre o prático de PP em específico, não, não é permitido, agravado pelo fato que boa parte das aeronaves de instrução primária (Paulistinha, Cherokee, Cessna 152) só tem espaço para 2 pessoas, o aluno e o instrutor. Que fique claro que não estou incentivando, mas tenho de citar que na prática a realidade é outra, há pessoas que por terem mais $$$ tempo $$$, resolveram fazer sua instrução de PP em aeronaves com 4 lugares, como Tupi ou Cessna 172, e já que há dois lugares sobrando, qual o problema de levar o filho, familiar ou algum outro amigo no banco de trás? – Pensam eles. Por vezes as escolas/aeroclubes fazem vista grossa e deixam passar. Mas se a fiscalização da ANAC pegar…
Mas vamos falar do que é permitido: durante o curso prático de PC, o aluno tecnicamente já é habilitado como Piloto Privado, e como PP ele já pode levar passageiros desde que não seja de modo remunerado (como no táxi aéreo), nessa fase o argumento por vezes não se baseia no RBAC 61 e sim nos regulamentos das escolas. Algumas só permitem voos com passageiros se esses passageiros também forem pilotos, algumas se eles no mínimo tiverem o CMA, outras liberam sem problemas desde que o INVA esteja sempre presente, algumas poucas liberam até solo se o aluno tiver X número de horas e/ou for sócio do aeroclube, e outras simplesmente não permitem afirmando que mesmo de PC, o voo ainda é de instrução.
Sobre rachar o valor da hora de voo (nesse caso, nos voos do PC), não é ilegal, ilegal seria você cobrar um valor a mais desses seus amigos para ficar com lucro no final do voo. Eu inclusive já fiz esse gênero de voo rachando a hora com amigos, os videos estão postados no Canal Piloto no Youtube, mas na época meu CHT de PP ainda não havia chegado (burocracia da ANAC), então era o INVA que ia como piloto em comando, e o voo era classificado apenas como “voo de turismo”, na verdade era um Voo Panorâmico propriamente dito.
Para finalizar, minha dica é: veja com sua escola como funciona, mas só se preocupe com isso quando você for checado como PP e estiver voando o PC, assim as horas de voo contarão como hora em comando para você, e não como duplo-comando/turismo/experiência como essas do meu caso anterior.
O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022