Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alfa!!
Meu nome é Julio Cesar, sou de SP capital e tenho 32 anos. Tenho interesse em tirar minha licença de voo para lazer, porém agora que estou prestes a iniciar o curso pintou uma dúvida, me disseram no aeroclube que com PP não conseguiria voar aeronaves ultraleves (experimentais) sem passar por uma adaptação. Como minha intenção é adquirir um modelo destes no futuro (Savannah ou parecido), por questões de custos, preço, manutenção, etc. não sei o que devo fazer, iniciar o PP ou partir direto para um CPR? Gostaria de saber a opinião de vocês do canal piloto e se possível que me indicassem aonde é possível fazer a formação CPR em SP?
Obrigado!
Nossa resposta
Julio,
Pesquisei no RBAC 61 e também no site da ABUL sobre a possibilidade de um PP (Piloto Privado) voar ultraleve. No RBAC 61, consta o seguinte no item 61.85 – Prerrogativas do titular da licença de Piloto Privado, e condições que devem ser observadas para exercê-las:
(a) As prerrogativas do titular de uma licença de piloto privado limitam-se a atuar, sem remuneração, como piloto em comando ou segundo em comando de aeronave da categoria apropriada à sua licença e que realize voos não remunerados e sem qualquer tipo de aproveitamento comercial.
Quanto ao CPR (Certificado de Piloto de Recreio), o piloto que o possui está habilitado a voar ultraleve. Porém, a diferença é que, no CPR, o treinamento é um pouco mais curto, com 30 horas de voo. Para o PP, o treinamento tem duração média de 45 horas de voo, conforme consta na RBHA 103A.
Sobre a adaptação, serão feitos um ou dois voos para que você conheça o novo avião. Independente de possuir a carteira de PP, é preciso fazer esses voos. Não serão necessárias muitas horas de voo para que você se sinta tranquilo em voar o novo equipamento.
Para maiores informações sobre escolas em São Paulo, sugiro acessar os seguintes sites:
- Looping – Escola de Aviação Leve
- Escola Kanápia
- ABUL – Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017